Porto AlegreRio Grande do Sul

Sine Porto Alegre abre pré-seleção para cursos do Pronatec

Foto: Luciano Lanes / PMPA

A partir desta quarta-feira (7) até 28 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre, por meio do Sine Porto Alegre, recebe inscrições para a pré-matrícula em 73 cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade à distância (EAD). Os interessados devem comparecer na unidade do Centro Histórico, na avenida Sepúlveda esquina com a Mauá, das 8h às 17h. Se as vagas não forem preenchidas o prazo poderá ser prorrogado.

Como funciona – Após a realização da pré-matrícula no Sine, um e-mail de confirmação será enviado pelo Ministério de Educação. De 26 de março a 14 de abril será o período de confirmação das matriculas por parte das executoras. As aulas terão início a partir de 26 de março conforme o curso escolhido.

Matrícula – A pré-matrícula não garante a inscrição, é preciso confirmar a matrícula através do link enviado por e-mail pelo Ministério da Educação. A validação e confirmação da matrícula deverá ser feita pelo próprio aluno por meio do link gerado automaticamente pelo sistema a ser enviado para o e-mail que o aluno informar no ato da realização da pré-matrícula.

Para realizar a pré-matrícula, é necessário apresentar os seguintes documentos: 

  • Carteira de identidade
  • Carteira de trabalho
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de escolaridade
  • Um endereço de e-mail válido

As vagas – são 73 cursos com vagas em curso EAD para todo o Brasil. As matrículas se darão por ordem de confirmação no site. Será a única oferta de Pronatec em 2018.

Convênio – O convênio com o município de Porto Alegre foi feito junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e estava inativo desde 2016. Agora foi reativado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e será coordenado pela Diretoria de Trabalho, Emprego e Renda.

A secretária interina, Denise Russo, destaca o significado da ação. “É uma excelente oportunidade. A falta de qualificação profissional é uma das restrições ao acesso ao mercado de trabalho. Participar de cursos, se qualificar, é o caminho para a conquista do tão sonhado emprego ou para iniciar uma atividade empreendedora”, destaca.

O Sine será apenas o intermediário, todo o processo, desde a confirmação da vaga, é feito pelo Ministério da Educação. O Diretor de Trabalho, Emprego e Renda, Leandro Balardin, ressalta o prazo para a manifestação de interesse. “Embora o prazo seja até 28 de fevereiro, o quando antes os interessados fizerem a pré-inscrição no Sine da prefeitura e a confirmação após o registro, mais chances terão de conquistar a vaga no curso”, alerta.

Confira os cursos disponíveis e a quantidade de vagas: cursos_pronatec_73_2018.pdf

Pronatec – Criado em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como finalidade ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.

Botão Voltar ao topo