Porto AlegreRio Grande do Sul

Prossegue programa da EPTC de adoção de cavalos em Porto Alegre

Somente nesta semana já foram adotados nove cavalos recolhidos pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) nas ruas da Capital, em razão de abandono ou mesmo vítimas de maus-tratos. A expetativa é de mais cinco adoções nos próximos dias, de um total de 12 abrigados. Os pedidos para adoção podem acontecer pessoalmente no Setor de Atendimento ao Cidadão da EPTC, avenida Erico Verissimo, 100, em frente ao Ginásio Tesourinha, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. Mais informações pelo site da empresa.
Adoções – O casal Volnei e Elízia Reis de Souza adotou dois cavalos nesta quarta-feira, 11. Os animais já foram levados para a fazenda da família, localizada em Brochier, município próximo a Montenegro. Um deles, o mais novo, com apenas um ano de idade, servirá de montaria para o garoto Mikael, 13 anos, filho do casal. O mais velho ficará apenas na pastagem. “Ficamos sabendo sobre o programa de adoção por um amigo. Entramos no site e depois fizemos a inscrição no Setor de Atendimento ao Cidadão. No final, deu tudo certo, com o auxílio do amigo Lucas, muito ligado aos CTGs, grande conhecedor de cavalos. Eu e minha esposa ficamos muito felizes”, afirmou Volnei.
Gilberto Machado Fonseca, da equipe de fiscalização de veículos de tração animal, afirma que os animais adotados recebem acompanhamento pela EPTC. “Existem normas para a adoção. Uma delas é a proibição de puxar carroças ou outros fins comerciais. Os animais podem servir para pastagem, montarias e até para a finalidade de equoterapia. Realizamos duas vistorias ao ano para acompanhar as adoções”, explicou.
Denúncias sobre cavalos que sofrem maus-tratos na via, ou abandonados, podem ser encaminhadas pelos fones 156 e 118. A área de acolhimento de animais da EPTC fica localizada na estrada Chapéu do Sol, 2400, região Sul de Porto Alegre.
Botão Voltar ao topo