Porto AlegreRio Grande do Sul

Cirandô mescla música, tradição oral e poesia e é atração do Chapéu Acústico nesta terça

O projeto Chapéu Acústico proporciona um passeio pela poesia, tradição oral e folclore brasileiros, nesta terça-feira (15), a partir das 19h, na Biblioteca Pública do Estado (Riachuelo, 1190 – Porto Alegre). A produção da Casa Elétrica tem entrada gratuita ou mediante contribuição espontânea.

Em março de 2016, em um reencontro musical e amigo, Cláudia Braga e Luciana Prass iniciaram a construção de ‘Cirandô’, mas sentiram falta de sonoridades e convidaram Nise Franklin pra se juntar ao projeto. Em seguida conversaram com Áurea Baptista para a direção e em outubro de 2017, Marta Schmitt se juntou ao grupo. Todas já se cruzaram em trabalhos com a produtora Casa Elétrica, seja nos espetáculos ‘Pitocando’ e ‘Maria Vai com as Outras’ ou no livro ‘Clube do Guri’.

No repertório estão canções de tradição oral para misturar com José Miguel Wisnik, Jocob do Bandolim, Noriel Vilela, Geraldo Pereira e Luiz Gonzaga.  O espetáculo de música traz sons, cores e texturas pensados à luz de Adélia Prado e Guimarães Rosa. Neste espaço musical é possível costurar congada, samba e baião, misturando voz às cordas do cavaco, do cello e do violão, do acordeon, do teclado, das percussões e perfumarias musicais. Estreou no dia 15 de dezembro de 2016 e foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música como Melhor Espetáculo. “Apresentamos histórias cantadas, com suavidades amargas e cruezas delicadas no agridoce do folclore musical e das canções brasileiras. Uma ciranda única que Cirandô”, definem suas criadoras.

REPERTÓRIO:

– Dona Mariquinha – Mestre Verdelinho
– Primavera – José Miguel Wisnik
– Campo – Abel Carlevaro
– O amor daqui de casa – Gilberto Gil
– Toneladas sixteen – Merle Travis, versão de Noriel Vilela
– Dona tá reclamando – Domingos Minguinho
– Serena – Ivete
– Baiãozinho – Luciana Prass/Cuitelinho – domínio público
– Xote das meninas – Luiz Gonzaga e Zé Dantas/Mulher rendeira – Lampião
– Doce de Coco – Jocob do Bandolim e Hermínio Bello de Carvalho
– Escurinha – Geraldo Pereira e Arnaldo Passos
– Vai – Tom Zé
– Acertei no milhar – Wilson Batista e Geraldo Pereira
– Cangoma – domínio público

Botão Voltar ao topo