Para ajudar os viajantes a planejar uma viagem tranquila e não entrar numa fria, quatro alunas da Escola Técnica Estadual (Etec) José Martimiano da Silva, de Ribeirão Preto, criaram um aplicativo com informações sobre destinos, hotéis, transporte, câmbio e documentação, além de notícias e dicas atualizadas para quem pretende fazer algum roteiro internacional ou pelo Brasil. O app está disponível gratuitamente para Android.
Após três meses de pesquisa e desenvolvimento, o projeto recebeu o nome de Travel Executive. Foi elaborado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso técnico de Secretariado pelas estudantes Ana Célia Pereira Cardoso, Ellen Regina Mendonça de Oliveira, Giulia Kerolaine Silva de Almeida e Natália Evangelista Mendes, sob orientação dos professores Cynthia Reinalde Frezzatti e Rodrigo Magdo.
Classe econômica
A principal vantagem, de acordo com uma das autoras do projeto, é oferecer todos os dados necessários para organização de uma viagem em um só lugar. “É possível ter acesso a muitas informações, da emissão de vistos até detalhes da cultura local, tudo de forma integrada, otimizando o tempo do interessado”, explica Ellen.
A aluna conta que a ideia era elaborar uma ferramenta de trabalho para auxiliar secretárias a cuidar de viagens de executivos, mas acabou se tornando um aplicativo multiuso para todos os públicos. “Muitas pessoas baixam o Travel Executive em busca de dicas para decidir sua próxima viagem, mas acabam se surpreendendo com as outras funcionalidades. Por isso, serve tanto para classe executiva quanto econômica”, brinca.
A orientadora do projeto destaca o caráter inovador da proposta. “O aplicativo tem um grande potencial de mercado, principalmente por meio de parcerias com fornecedores e agências de viagens, que podem, futuramente, oferecer seus serviços pelo software”, ressalta a professora Cynthia. Ela auxiliou as estudantes durante as aulas da disciplina de tecnologia em ambientes administrativos.
Feira Tecnológica
O Travel Executive foi um dos destaques da 11ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps). Em novo formato, totalmente virtual, os projetos da edição 2017 da mostra continuam disponíveis na internet. Veja a página do app no Facebook, os vídeos e seu estande na Feteps.