O CoralUSP, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, completou 50 anos em 2017 e é, hoje, composto por quinze grupos e uma oficina coral, sediados nos bairros do Butantã (Cidade Universitária), Centro ( Faculdade de Direito do Largo São Francisco), Bela Vista (Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá – CPC-USP), Consolação (Teatro da USP – TUSP e Centro Universitário Maria Antonia – Ceuma)Consolação (Teatro da USP – TUSP e Centro Universitário Maria Antonia – Ceuma) Consolação (Teatro da USP – TUSP e Centro Universitário Maria Antonia – Ceuma)e na Lapa (Tendal da Lapa), sob a condução artística de sete regentes, congregando aproximadamente 560 cantores.
Cada grupo do CoralUSP opta por um ou vários estilos musicais em seu repertório. Rock, música popular brasileira, black music, música erudita, jazz e soul são alguns dos estilos escolhidos. Além dos grupos corais, o CoralUSP desenvolve um trabalho gratuito de orientação vocal e possui um programa didático organizado pelas equipes de técnica-vocal e estruturação musical, de modo a estimular nos coralistas o interesse pelo conhecimento da música, os aspectos teóricos e também técnicas para aprimoramento e preservação vocal.
Com cinco premiações APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte –, o CoralUSP apresenta-se para públicos variados no país e no exterior e já esteve presente na Europa, África, EUA e Argentina.