Ter uma horta em casa não é um privilégio apenas de quem mora em grandes terrenos. É completamente possível cultivar quaisquer tipos de hortaliças, temperos e ervas em apartamentos ou em pequenos espaços. Viver essa experiência a partir da semente é uma excelente maneira de restabelecer a nossa conexão com a natureza. Os benefícios de cultivar são inúmeros. Melhor compreensão do ciclo da vida e da sazonalidade dos alimentos; ingredientes sempre fresquinhos, e ainda uma alimentação mais saudável, variada e sem agrotóxicos.
Então, que tal começar a sua própria horta?
Uma ideia legal também a horta vertical. Feita com vasos cônicos, depois que as plantas crescem, você terá uma parede toda verde, cheia de plantinhas e bem perfumada. Para fazer um vasinho, como de orégano, é só fazer o mesmo passo a passo do vaso comum: argila expandida, areia e vermiculita, e depois espalhar as sementes pelo recipiente. As sementes de orégano são bem pequenas como grão de sal, então, após colocá-las no vaso, finalize com uma leve camada de vermiculita por cima e borrife água.
Dicas essenciais
Sol, água e drenagem! São esses os fatores fundamentais para que a sua planta cresça e floresça. Então, mesmo que você tenha uma vida agitada, assim como cuidar de um bichinho de estimação, é necessário que tenha pelo menos 5 minutos ao dia para regá-la e podá-la quando necessário. A drenagem é necessária na hora da montagem do vaso, então não esqueça dessa etapa importante.
Sementes para cultivo
Para te ajudar, a Isla Sementes criou o kit ‘EU QUE PLANTEI’, ideal para quem quer iniciar a primeira horta. Contém folhas (alfaces), frutos (Tomates) e raízes (cenouras), possibilitando uma salada super colorida e altamente nutritiva produzida por quem plantou. Além do kit de sementes ’Eu Que Plantei’, a Isla oferece ainda mais 5 opções, cuidadosamente desenvolvida pela equipe da empresa, com o objetivo de atender duas importantes demandas do consumidor.
“Eu que plantei” – Alface, Tomate e Cenoura – Trio clássico para sua primeira horta, viva a experiência de cultivar folhas (alfaces), frutos (tomates) e raízes (cenouras) e tenha uma salada super colorida e altamente nutritiva! E o melhor, produzido por você mesmo!
“Tempera que eu gosto” – Salsa, Cebolinha e Manjericão – Mais sabor e saúde em sua mesa! Cultive uma horta de temperos com um trio capaz de acompanhar todos os tipos de pratos e tenha-os sempre à mão!
“Verde que te quero ver-te” – Alface, Couve e Rúcula – Faça seu canto verde com esse trio super vitaminado. Aproveite esta combinação e produza folhas jovens, tendo uma hortarápida e ainda mais nutritiva!
“Planta de casa faz milagres” – Camomila, Lavanda E Sálvia – Que tal uma horta que além de bonita e cheirosa pode nos ajudar com um chazinho nas horas difíceis?! Esse trio promete muita paz e alegria!
“Choveu na minha horta” – Amor-perfeito, Petúnia e Pimenta – Cultive suas relações com muito amor e simplicidade, apimentando sempre que necessário!
“Salve Simpatia” – Arruda, Erva-doce e Pimenta – Viva a experiência de cultivar a natureza e canalize as boas energias com esse trio super alto astral!