Webinar Irã quer fim das sanções financeiras e oportunidades de negócios para o Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) detectou um crescente interesse por informações sobre pagamentos em transações comerciais realizadas com parceiros iranianos nos últimos eventos com empresários brasileiros. Por isso, acontece na próxima quarta-feira (14/3), às 10h, o webinar “Irã: fim das sanções financeiras e as oportunidades e desafios para o Brasil”,com transmissão ao vivo para quem fizer inscrições até a véspera do evento (13/3).

No evento, que está sendo organizado com a participação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (ABIMO), serão abordados possíveis caminhos para superar as barreiras financeiras para quem deseja vender para o Irã. Também será apresentado um panorama geral sobre as formas de pagamento vigentes no país para o comércio internacional, uma vez que esse tem sido um grande desafio para as empresas brasileiras.

Vale destacar que no mais recente relatório do Banco Central do Irã, de fevereiro/18, consta que 818 acordos de correspondência bancária foram assinados com 284 contrapartes estrangeiras. Apenas no último ano, o país assinou diversos acordos de financiamento com a China, a Rússia, a Áustria, a Dinamarca e a Coreia do Sul. O mais recente foi assinado no começo deste ano, entre uma instituição italiana e dois bancos iranianos. Até o final deste ano um banco de investimentos francês Bpifrance também deve assinar acordo com o país.

A ABIMO tem várias ações no mercado e muitas das empresas que participam do projeto de exportação do setor com a Apex-Brasil, o Brazilian Health Devices, já exportam para lá. No ano passado, a entidade fez um grande esforço para viabilizar as operações e eles vão explicar durante o webinar como isso foi feito e de que forma outros empresários podem agir para serem bem-sucedidos ao exportar para o Irã.

Participam do webinar representantes da ABIMO e da Apex-Brasil, além do Embaixador do Brasil no Irã, Rodrigo de Azeredo Santos, que vai responder as principais dúvidas do público.

SERVIÇO

Sair da versão mobile