Sua barba coça? Veja estas dicas
Ter coceira na barba é comum principalmente quando ela recém começa a crescer. A coceira na região pode ser realmente irritante, levando alguns homens até mesmo a desistirem da barba.
Uma barba grande e cheia é o sonho de consumo de grande parte dos homens hoje em dia. Porém, durante o processo de crescimento dos fios, é comum que a barba apresente coceira, o que pode ser um grande incômodo. “A coceira ocorre, na verdade, quando a pele por baixo da barba fica irritada ou ressecada. Isso acontece, principalmente, devido ao barbear, já que as lâminas deixam os fios afiados e pontudos, que acabam irritando a pele quando voltam a crescer. Mas a falta de hidratação e o acúmulo e resíduos na barba também são fatores que podem piorar o problema”, explica Ana Paula Kascher, diretora da Barba Urbana. Embora chata, a coceira pode ser evitada com alguns cuidados básicos. Confira:
Limpeza: Uma higiene adequada é o primeiro passo para evitar a coceira, assim você manterá os fios limpos e livres de detritos, poeira e células mortas acumuladas ao longo do dia. Para isso, utilize um shampoo específico para a barba, como o Shampoo para Barba Downtown, da Barba Urbana. “Os shampoos convencionais para o cabelo podem ressecar a pele se forem usados na área da barba, causando ainda mais coceira. Além disso, os shampoos específicos para barba também hidratam e suavizam os fios, deixando-os mais maleáveis e menos sujeitos a causar irritação após o barbear”, afirma Ana.
Esfoliação: As células mortas que saem da pele são uma das principais causas da coceira, por isso, esfoliar a pele duas vezes por semana é fundamental. O esfoliante também promove uma limpeza mais profunda nos poros, desobstruindo-os e liberando passagem para os pelos, impedindo-os assim de encravar, além de evitar a formação de cravos e espinhas. O ideal é utilizar esfoliantes específicos para o público masculino, como o Esfoliante Facial Tribeca, da Barba Urbana, já que a pele do homem é mais grossa.
Hidratação: Hidratar a pele e a barba diariamente é um cuidado importante para evitar o ressecamento e a descamação na área, além de prevenir e acalmar a coceira. A hidratação pode ser feita utilizando óleos específicos para os pelos faciais. Por exemplo, o Óleo para Barba Venice, da Barba Urbana, ajuda a hidratar, amaciar e revitalizar os fios, mantendo-os soltos e brilhantes, sem ressecar. Além disso, o produto conta com ingredientes naturais como o óleo de jojoba e de argan que aumentam a hidratação, evitando que os fios quebrem.
Pentear: Ao longo do dia, a barba tende a acumular resíduos e impurezas que podem fazer com que a pele fique irritada e os pelos danificados e sem brilho. Por isso, pentear a barba no fim do dia é essencial. Além de remover os resíduos acumulados, o pente ajuda a treinar os fios para crescerem em uma direção específica, reduzindo o risco de irritações e coceiras. Para esta etapa, utilize um pente de madeira, como o Pente Mitte, da Barba Urbana. “A madeira é responsável por retirar a eletricidade estática dos fios, o que faz com que se tornem menos rebeldes à ação de pentear e desembaraçar. O pente de madeira também traz o benefício de distribuir melhor a oleosidade natural do fio, evitando que se acumule na raiz e que a ponta fique seca”, destaca Ana Paula Kascher.