Porto Alegre

Coleção e mostra com obras de Britto Velho na Galeria Mascate, em Porto Alegre

Inaugura na próxima quinta-feira, 15 de março, às 19h, a exposição e coleção do estilista Régis Duarte com obras do artista Britto Velho. Intituladas “De Olhos Vendados com Microfones”, em uma alusão ao período em que o pintor viveu na França, a coleção traz peças femininas e masculinas e a mostra contará com sete pinturas, sob curadoria de Duarte e Tiago Coelho.

Na mostra, uma única obra do período obscuro na França, ganha destaque na expografia, e as telas recentes se mesclam à técnica street de lambe lambe nas paredes repletas de cores. O espaço expositivo tem como objetivo fazer com que o público se sinta dentro de uma tela de Britto Velho utilizando sete novas obras do artista. “Para mim é difícil não tentar interpretar as obras do Britto, fico sempre na busca por significados, mesmo que simbólicos. O pássaro, é raro, cítrico e robusto, mas parece não ter asas”, conta Duarte.

O diálogo entre moda e arte é tema constante nas criações de Régis Duarte. O artista e estilista tem se apropriado das obras e referências de artistas do Rio Grande do Sul para suas coleções. No verão de 2012, o designer escolheu Britto Velho e apresentou uma linha de vestidos, kaftans e camisetas com estampas inspiradas nas obras do professor, pintor, gravurista e escultor. A iniciativa foi um sucesso, fazendo com que Duarte lançasse reedições das peças, que se esgotaram já no lançamento. Nesta coleção teve a liberdade criativa de deslocar as figuras de realismo mágico do artista novamente para sua moda. Ao contrário do título, que faz alusão ao período em que Britto Velho viveu em Paris pintando figuras mais escuras sem olhos falando em microfones, as roupas trazem obras recentes e de diversos períodos, sendo muitas com o terceiro olho, a visão interior, segundo o pintor. O evento de lançamento também contará com a presença da Santos Reis Bebidas Artesanais e a chef Márcia Cardozo, assinando a gastronomia. A Santos Reis produz cervejas e hidroméis, enquanto Márcia estará presente com sanduíches, saladas e molhos especiais.

A exposição segue com entrada franca até 10 de abril  na Rua Laurindo, 332 e as peças podem ser adquiridas no local ou pelo site regisduarte.com.br.

Galeria Mascate

Sentindo a carência na cidade de uma galeria que realmente misturasse arte, fotografia contemporânea, design e moda, Tiago Coelho e Régis Duarte inauguraram a Galeria Mascate em setembro de 2011 e já passaram pelo espaço diversas mostras coletivas e individuais, de artistas locais e internacionais. As obras são apresentadas inseridas nos espaços do Barraco Estúdio, deixando de lado a caixa branca usada tradicionalmente em mostras, museus e galerias, para serem percebidas como parte do ambiente, com um clima de “lá em casa”, como se o visitante estivesse em uma sala de estar, não em um espaço de arte.

“Nossa intenção é fazer com que o distanciamento entre arte e público seja eliminado”, afirma Duarte. O nome Mascate remete a comércio, consumo de uma maneira popular e acessível. O espaço também conta com a Loja de Museu, onde é possível adquirir além das obras à venda na galeria, peças de coleções femininas e masculinas de Régis Duarte, publicações, acessórios, entre outros.

SERVIÇO

DE OLHOS VENDADOS COM MICROFONES – abertura exposição e lançamento coleção Britto Velho e Régis Duarte

  • 15 de março, quinta-feira, 19h
  • Exposição até 10 de abril
  • Entrada Franca
  • Galeria Mascate – Rua Laurindo, 332 – Bairro Santana – Porto Alegre – RS
Botão Voltar ao topo