Muito movimento em torno do Brasil ao longo destes primeiros dias do festival South by Southwest (SXSW), maior evento de economia criativa do mundo, que ocorre em Austin, de 9 a 16 de março. Ativações da campanha de promoção internacional do país, a Be Brasil, estão espalhadas pela cidade, chamando a atenção do imenso público do festival. Cerca de 1,3 mil brasileiros estão inscritos para assistir aos milhares de painéis, palestras, filmes e shows que compõem a programação do evento.
O Brasil se destaca no SXSW com a presença de 77 empresas que integram a delegação da Apex-Brasil e se apresentam no festival em diversas plataformas de negócios. O país também lidera debates, por meio de cerca de 15 palestras que estão sendo feitas por empresas e profissionais brasileiros.
Ontem (11/3), como parte da campanha Be Brasil, o renomado artista plástico e muralista brasileiro Eduardo Kobra, que tem mais de 500 obras nas ruas do Brasil e de 17 outros países, iniciou o trabalho de pintura de um mural na fachada da churrascaria Fogo de Chão. A obra representa a diversidade do povo brasileiro. Em uma das esquinas mais movimentadas de Austin, dezenas de pessoas pararam para ver, filmar e fotografar o artista em ação.
Mais cedo, também na Fogo de Chão, jornalistas estrangeiros e brasileiros se reuniram para conhecer melhor o Brasil e ouvir a apresentação de cinco empresas da delegação brasileira. A diretora de Negócios da Apex-Brasil, Márcia Nejaim, fez a abertura do evento. ¨Desde a sofisticada São Paulo, passando por cidades menores e menos conhecidas internacionalmente, como Recife, o Brasil está cheio de empresas e startups que oferecem produtos e serviços inovadores, com soluções para problemas nacionais e internacionais. É isso que viemos mostrar aqui no SXSW¨, comentou.
Foi ontem, ainda, a abertura do Trade Show, feira de negócios do festival. Lá, 15 empresas brasileiras estão expondo seus produtos e serviços, em busca de compradores, parceiros ou investidores. No sábado (10/3), elas apresentaram seus negócios a cerca de 60 estrangeiros, entre investidores, compradores e formadores de opinião. É também no Trade Show que acontecem reuniões de negócios para outras empresas da delegação, que participam da plataforma Platinum Connection.
O espaço brasileiro no Trade Show ficou ainda mais movimentado com o estúdio Be Brasil, espaço em que estão sendo gravadas conversas entre empresários e influenciadores estrangeiros e brasileiros, transmitidas nas redes sociais da Apex-Brasil (@apexbrasil) e da campanha Be Brasil (@bebrasilbr).
Jason Blum, produtor norte-americano indicado neste ano ao Oscar pelo filme Get Out (Corra) e em 2015 por Whiplash, e fundador da Blumhouse Productions, companhia pioneira em produção de filmes com micro-orçamentos, conversou ontem (11/3) no estúdio com profissionais do audiovisual brasileiro, tentando entender mais da cena nacional. Estiveram com ele as produtoras O2, Los Bragas e Duo2, além da Árvore, que produz narrativas imersivas usando Realidade Virtual (VR) e outras tecnologias. Na pauta das conversas, multiplataformas, projetos de VR, entre outros temas.
Também esteve no estúdio, Edney Souza, do blog Interney. DiretoraAcadêmico da Digital House Brasil e professor de Marketing Digital na ESPM, Edney reúne mais de 200 mil seguidores no LinkedIn, falando de questões relativas à inovação, startups e outros temas. Hoje ele conversou com as startups brasileiras Rocket Chat, Mass Labs, Hero Live, Beemedical e Movpak.