O trecho faz parte da mais nova publicação do Projeto VerdeSinos, que tem como objetivo maior disseminar informações importantes e indispensáveis para o desenvolvimento dos comitês e do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). O livro “Gestão de bacias hidrográficas- bases legais” organizado por Manuel Strauch (Mestre em Gestão Ambiental Pública e Privada) e Juliane Altmann Berwig (Mestre em Direito), apresenta textos dos organizadores e de especialistas como: Délton Winter de Carvalho (Pós-doutor em Direito Ambiental), Eduardo Viegas (Promotor de Justiça), Greice Pinz (Juíza de Direito), Gustavo Trindade (Advogado), Haide Maria Hupffer (Doutora em Direito), Iara Chaves (Mestre em Economia) e Ricardo Schinestsck (Promotor de Justiça).
Resultado de um trabalho da União Protetora do Ambiente Natural – UPAN em conjunto com o Movimento Roessler para o Projeto VerdeSinos, realizado pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos) “O livro busca explicar como a gestão de recursos hídricos pode ou deve ser realizada com base nos instrumentos legais existentes, para que o bem comum prevaleça”, afirma o presidente do Comitesinos Adolfo Klein.
A publicação traz não só a legislação sobre recursos hídricos, mas também das áreas afins, de extrema importância para que o gerenciamento da água aconteça, do ponto de vista da gestão, ou seja, de como a gestão deve ser realizada na prática com base nos instrumentos legais existentes. Especialistas nos assuntos, autoridades de recursos hídricos trazem ao leitor não apenas uma informação objetiva e bem estruturada, mas também de altíssima qualidade técnica.
A apresentação do livro ficou por conta de Werner Grau Neto, Doutor em Direito Tributário Ambiental. “O pensar um novo Brasil passa necessariamente por abordarmos o licenciamento ambiental de forma mais ampla; por inserir na definição do uso do espaço e solo a variável recursos hídricos e sua proteção e disponibilidade; e por um planejamento efetivo. Todos esses aspectos são abordados nessa obra, que reúne pesquisadores e profissionais do Direito de primeira linha. Grato pela oportunidade de apresentação desse trabalho tão bem feito, convido o leitor a deleitar-se”, afirma Neto.
A publicação pode ser baixada gratuitamente no site da editora https://www.perse.com.br e também pode ser adquirida pelo valor de R$ 78 reais.