Sapiranga desenvolve projeto de inclusão para catadores
Promover a inclusão social dos recicladores sapiranguenses, através da qualificação profissional e sua participação no Projeto de Natal. Com este objetivo a Prefeitura de Sapiranga, via Secretaria Municipal de Assistência Social, realizará o projeto Inclusão Social Produtivo – Reinventando Vidas. As atividades se iniciarão na próxima segunda-feira, 2 de abril, a partir das 13h30, na Unidade Referência de Assistência Social, bairro São Luiz.
Depois do lançamento, as atividades em grupo ocorrerão semanalmente, às segundas e quintas-feiras, na Unidade de Referência de Assistência Social e no Espaço Comunitário do bairro Amaral Ribeiro, sempre das 13h30 às 16h30. A primeira semana abordará a qualificação profissional e produção de peças; a segunda tratará questões socioeducativas e a qualificação profissional; a terceira o Projeto de Natal; e a quarta e última semana a qualificação profissional e produção de peças.
Além de oportunizar a qualificação e fomentar a geração de renda dos recicladores da Cidade das Rosas, o Projeto Inclusão Social Produtivo – Reinventando Vidas trabalhará com parcerias e ações intersetoriais, desenvolvidas pelas entidades sociais e secretarias municipais de Obras Públicas e Serviços Urbanos (na estrutura e instalação das peças de madeira e metal); Educação, Cultura e Desporto (na captação das garrafas Pet) e Indústria, Comércio e Turismo (na confecção da carteira de artesão, espaço para comercialização dos produtos e na decoração natalina do Município).
O projeto trabalhará três eixos. O primeiro é o acompanhamento do PAIF/CRAS – reconhecimento da forma de vida (moradia, grupo familiar e renda), das necessidades sociais, psicológicas, educacionais e de saúde, desenvolvimento de orientações individuais e coletivas através de ações educativas (palestras, materiais informativos, visitas domiciliares). O segundo eixo trata a qualificação profissional – desenvolvimento de produtos para geração de renda; e o terceiro o Projeto de Natal – auxílio no desenvolvimento das peças natalinas que irão compor a decoração do Município.