Valeo assume liderança em sistemas de ar-condicionado para ônibus na América Latina
Desde fevereiro deste ano, a Spheros Climatização do Brasil S.A. passou a ter a marca Valeo Climatização do Brasil – Veículos Comerciais S/A. Nesta nova etapa a empresa combina sua larga experiência, avançada tecnologia e excelente reputação no mercado de climatização para ônibus com as mais avançadas e inovadoras tecnologias mundiais da Valeo no segmento automotivo. Tudo isto, mantendo o DNA do mercado de ônibus que a Spheros mundial detém há mais de 60 anos, com muito foco e atendendo as necessidades e evoluções dos clientes e parceiros de negócios.
Segundo Luís Carlos Sacco, diretor geral da Valeo Climatização – Veículos Comercial na América Latina, a empresa investirá para ampliar a atuação e a liderança em todo o continente, consolidada nos últimos 16 anos. “Somos reconhecidos como sinônimo de inovação, qualidade, flexibilidade no desenvolvimento e fabricação, bem como dispomos de um variado portfólio com soluções para os nossos mercados de sistemas de ar-condicionado para ônibus, assim como aquecedores e ventiladores”, analisa o executivo.
A Valeo é fornecedora e parceira automotivo para fabricantes de veículos automotores em todo o mundo. Como empresa de tecnologia, cria produtos e sistemas inovadores que ajudam a proteger o meio ambiente, reduzir o CO2 e outras emissões de gases de efeito estufa, e promover o desenvolvimento de uma condução intuitiva, conectada e mais autônoma. A maior presença no segmento mundial de ônibus está alinhada justamente com a estratégia da marca de foco nos sistemas de redução de emissões de CO2. Desde 2009, a Valeo colaborou para uma redução de cerca de 5% na emissão global de CO2. “A Valeo vai continuar desenvolvendo e introduzindo produtos e conceitos tecnologicamente avançados, comprometidos com a sustentabilidade. Além das nossas 17 operações globais, 1,1 mil colaboradores, com plantas na Alemanha, Finlândia, Turquia, Estados Unidos, Brasil, China e Índia passamos a contar com a força, presença e tecnologia de um grupo que gerou, em 2017, vendas de €18,6 bilhões, investiu €1,9 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento, representando 12% de sua receita,” destaca.
No Brasil, a companhia foi criada em julho de 2001, então Webasto Climatização do Brasil S.A., resultado da joint venture entre a Tutto Ar e a Webasto Bus Products. Nesses mais de 16 anos, desenvolveu e introduziu produtos e conceitos tecnologicamente avançados, trabalhando lado a lado com reconhecidas montadoras e encarroçadoras para proporcionar um agradável ambiente no interior dos ônibus, garantindo alto nível de fluxo de ar para reduzir a temperatura interna com grande rapidez e assegurar um confortável resfriamento do ambiente para os passageiros.
Todas as inovações passam por testes no centro de desenvolvimento em Gilching, Bavária, onde existe uma grande câmara climática. Os produtos e vários componentes são testados também na planta de Caxias do Sul e existem ainda outros centros de testes para aquecedores, bombas e componentes, em Neubrandenburg, na Alemanha, e para tomadas de ar, em Turku, na Finlândia.