CASANEWS

Luminárias Artsy são verdadeiras obras de arte

Não é novidade que o mundo artístico serve como inspiração para a criação de objetos de design. Os elementos e formas garantem como resultado produtos inusitados, diferenciados e marcantes, quase como se fossem as próprias obras de arte. A seguir, confira uma seleção de luminárias que funcionam muito bem como manifestações artísticas:

1. Desenvolvida pela Glass11 e Rodrigo Ohtake, a luminária Fresta está à venda a Galeria Nicoli. Sua proposta é a busca pelo design abstrato: possui um caráter gráfico na parede e conforme a luz natural escurece, a peça vai desaparecendo até se tornar apenas luzes coloridas. Durante o dia, funciona como escultura.

2. A luminária Corda foi desenhada pelo designer Guilherme Wentz a partir do seu cabo de energia. A fina estrutura de metal, que contorna a esfera de vidro, parece ser uma continuação do cabo e dá uma forma fluida e orgânica à peça. Disponível na Decameron.

3. A designer Monica Cintra se inspirou nos elementos naturais brasileiros quando desenvolveu a luminária Atiara. A peça foi criada com base em madeira Cumaru, raiz Fícus natural com a interferência e a elegância do quartzo translúcido Lumix Vision da Mont Blanc.

4. A luminária Discocó – exclusividade da consagrada Marset para a Dimlux – conta com uma riqueza de detalhes que fornece uma iluminação dramática, criada a partir de um jogo suave de luzes e sombras. O design elaborado do lighting designer Christophe Mathieu é evidente na composição formada por 35 discos. Suspensa, a peça se destaca no espaço e ainda remete à uma obra de arte contemporânea.

5. Uma camisa ou uma luminária? A Clothes Hanger Lamp, desenhada pelo escritório de design holandês Droog, faz as vezes de um cabide e também de uma luminária pessoal. Basta pendurar uma roupa de sua escolha e voilà! Disponível na Carbono.

6. O designer alemão Ingo Maurer é conhecido por surpreender em suas criações. A luminária Metall C. Cooper é um exemplo disso: traz como inspiração as serpentes, possibilitando criar cenários fora do comum. Na FAS Iluminação, representante e distribuidora exclusiva das peças do Ingo na América Latina.

7. O lustre 4200, produzido em alumínio, explora elementos sólidos da arquitetura industrial e comercial. As hastes da peça e a cor, preto fosco, inspiram qualquer décor artsy. Disponível na Lustres Yamamura.

8. Parte da coleção permanente do MoMA, em New York, a Eclipse não deixa dúvidas sobre seu DNA artístico. Com características engenhosas intrínsecas ao projeto – como a cúpula de plástico, que permite formas e orientações de luz variadas – revela no seu desenho a formação do autor, o engenheiro designer Maurício Klabin. À venda na Futon Company.

9. O equilíbrio entre a madeira e os metais garante beleza e identidade. O desenho calmo e elegante é fácil interpretar, além das possibilidades de regular a direção da luz, a leveza e a delicadeza das formas que compõem a luminária de mesa Memory, de Jader Almeida, disponível na Clami.

Botão Voltar ao topo