Na noite de 9 de abril, a comunidade da Região Norte 1 se mobilizou para a plenária de prestação de contas e lançamento da segunda etapa na localidade do Fórum de Serviços Integrados. Mais de 100 pessoas se reuniram no DTG Gaudérios do Vale para ouvir e questionar as ações de governo que envolvem serviços de limpeza, capina, pintura, reforma, sinalização e demais ações que contribuam para a conservação dos bens do Município. No encontro foram definidos os nomes para composição do Conselho Regional Popular que vai acompanhar o andamento dos trabalhos da Prefeitura.
A titular da Secretaria de Orçamento Participativo (Semop), Janaína Fernandes, conduziu a reunião. “Queremos aproximar a comunidade da organização da cidade. Usar as informações e demandas para nortear as nossas ações. E para isso precisamos de uma participação popular mais efetiva”, destacou Janaína.
O secretário Geral de Governo, Marcel Frison, lembrou da situação financeira delicada que o município enfrenta com um déficit mensal de cerca de R$ 7 milhões. “Enquanto governo, entendemos que não podemos ficar inertes e focamos nos serviços básicos para manter a cidade minimamente organizada, diferente da forma como a recebemos”, esclareceu. Marcel também falou sobre o portal Contas Abertas, utilizado pela Prefeitura como instrumento de transparência das contas do Município. “Através dessa ferramenta digital, apresentamos com clareza a movimentação financeira do Município de forma simples igual a um extrato bancário que qualquer cidadão e cidadã possuem”, disse Frison. Ele acrescentou queno portal estão descritas a origem dos recursos e as atividades e serviços dos fornecedores que são pagos diariamente: “É um modo de ampliar e complementar as medidas de transparência legalmente exigidas, para um maior controle da sociedade sobre o orçamento municipal”, completou.
O Ouvidor Geral do Município, Diego Specht, falou que este governo prima pela participação e a transparência. “A Ouvidoria é um canal de comunicação permanente à disposição da comunidade para receber reclamações, elogios, sugestões e denúncias referentes aos serviços públicos prestados pelo Município. Dentro das ações do Fórum na Região Norte 1, o total de protocolos recebidos foi de 1.620. Destes forma atendidos 1.332, representando mais de 82% de solicitações atendidas”, apontou.
O secretário de Mobilidade e Serviços Urbanos, Sandro Lima, apresentou os números de atendimento do Fórum de Serviços Integrados na Região. “Limpeza de arroio, reformas em áreas de lazer e vistorias em bocas de lobo são alguns do os pedidos dos moradores dessa localidade. “O total de investimentos em 2017 foi de R$ 7.633.849,00, na Região Norte 1, chegando a R$ 1.145.077,35”, informou o secretário Sandro.
Principais ações do Fórum de Serviços Integrados na Região Norte 1
Recapeamento asfáltico\tapa-buraco: 23.000 m² – investimento R$ 207.000,00
Macrodrenagem\micro drenagem: 15.500m – investimento R$ 460.000,00
Limpeza de praças: 730 km – investimento R$ 311.710,00
Capina\roçada: 930.7 Km – investimento R$ 311.570,52
Pintura de meio-fio: 930.7 Km – investimento R$ 86.555,00
Lixo extradomiciliar: 8250 m³ – investimento R$ 640.482,23
O Fórum de Serviços Integrados
O Fórum reúne as pastas de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), Defesa Civil, Obras Viárias (Semov), Saúde (Semsad), Meio Ambiente (Semmam), Orçamento Participativo (Semop), Serviços da Zona Leste (Seleste), da Zona Norte (Senorte), Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e Superintendência de Comunicação (Scom) da Prefeitura.
Informações da Scom/PMSL