CASANEWS

Dicas para acertar na iluminação da casa

A iluminação natural ou artificial de um ambiente deve ser pensada em conjunto com o projeto de arquitetura e decoração. A sensação que deseja e a função do espaço servirá como ponto de partida do projeto luminotécnico e, a partir dessas decisões, é possível criar recursos que valorizem obras de arte e móveis, estimulem o relaxamento ou até colaborem com a concentração. Anna Maya e Anderson Schussler, arquitetos e sócios, dão dicas valiosas para iluminar cada ambiente com sucesso.

A sala, espaço que corresponde tanto à confraternização, reunião e descanso, pode se valer de inúmeras soluções de iluminação – tudo depende da personalidade e do desejo dos moradores. “Como dica geral, podemos optar por diferentes gradações de luz e efeitos para atender aos diversos usos do ambiente”, explica Anna Maya. “Uma luz indireta, por exemplo, traz conforto e cumpre bem a função de iluminação geral. O uso de dimmer para regular a intensidade é essencial”, diz.

Nesta sala, Anna Maya e Anderson Schussler criaram um vão no centro do gesso onde encaixaram uma estrutura de madeira com iluminação indireta de led. “A mesma direciona a luz para o teto, que recebeu efeito concreto de pintura da Suvinil, valorizando-o”, explica Anna.

cozinha cópia - Dicas para acertar na iluminação da casa

Ao decorar a cozinha, uma das principais preocupações deve ser garantir boa claridade sobre as bancadas. Atenção à escolha de lâmpadas com excelente fidelidade na reprodução de cores.

O destaque deste ambiente é o rasgo de iluminação com fita de LED embutida. “Ele percorre o teto, descendo a parede, e possui, além do led branco, outro circuito com mangueira de luz mais fraca, para receber de maneira mais intimista”, conta Anna.

quarto casal - Dicas para acertar na iluminação da casa

Intimista e pessoal, o quarto pode acumular mais de uma função – como a de home office. Pela sua característica primária de oferecer um espaço para descanso, a luz precisa principalmente resultar em aconchego, com elementos auxiliares para as outras finalidades do local. Pode-se optar também por uma luz de leitura, vindo de abajur ou de um pendente próximo da cabeceira.

Dimerizáveis, os pendentes da mesa de cabeceira neste projeto são decorativos e servem para leitura. Luminárias embutidas com AR70 led destacam a cabeceira e a cama, valorizando o móvel e trazendo imponência ao ambiente.

quarto cópia - Dicas para acertar na iluminação da casa

Neste quarto feminino, o retângulo com sanca no teto serve como luz indireta para momentos de descanso, iluminando também a escrivaninha para estudo. Na lateral da cama há três pendentes com dimmer. Os formatos e as alturas diferentes aliam funcionalidade ao estilo do décor.

banheiro - Dicas para acertar na iluminação da casa

É possível caprichar nos efeitos de luz do banheiro! Sancas de teto e arandelas próximas do espelho dão conta das atividades do dia a dia, como fazer a barba e se pentear.

No banheiro deste loft moderninho, luminárias embutidas no teto cuidam da iluminação em locais estratégicos, como em frente ao grande espelho. Eles contam com o auxílio de um recorte circular acima da banheira – além de ser ornamental, ajuda a criar um clima especial de relaxamento para o morador após um longo dia de trabalho.

Terraço cópia - Dicas para acertar na iluminação da casa

Os ambientes externos precisam de atenção especial, principalmente aqueles que integram áreas, como piscina e que podem ser usados durante a noite.

“Neste terraço, os bancos de alvenaria são iluminados com fitas de led por baixo, assim como o deck da piscina”, diz Anna. O efeito é quase etéreo, criando a ilusão de flutuação do deck. “Também usamos arandelas nos muros e luz embutida no teto do frontão que faz a integração do living com o terraço”, explica.

Artigos relacionados