Com a aproximação da Copa do Mundo da FIFA que tem início em 14 de junho, a SEMrush, empresa russa e líder mundial de marketing digital, levantou as cidades mais pesquisadas pelos brasileiros nos últimos seis meses. A capital do país ficou em primeiro lugar, com 18,1 mil buscas em ferramentas de pesquisa como Google e Bing. Segundo a FIFA, o público brasileiro é o terceiro maior comprador de ingressos para os jogos, ficando atrás somente dos russos e americanos.
Segundo Maria Chizhikova, coordenadora de mercado da SEMrush, Moscou tem muito para oferecer além da famosa Praça Vermelha e o Kremlin. Do ponto mais alto da cidade, a Torre de Televisão Ostankino (de 540 metros de altura), é possível avistar até 20 quilômetros de distância. Outro ponto a ser destacado é Vorobyevi Gory, a Colina dos Pardais, da qual pode-se ter a vista panorâmica da cidade, e o metrô local, que lá é um museu subterrâneo e de fácil acesso.
Segunda maior cidade russa, São Petersburgo também ficou na mesma posição nas pesquisas, com 9,9 mil buscas. O centro histórico da cidade é um dos pontos turísticos mais conhecidos e que ainda conta com local de destaque é o Palácio de Peterhof, a 30 km da cidade. O lugar possui com grandes jardins, fontes douradas e é considerado um dos mais lindos palácios de todo o país. É válido lembrar que, anualmente (e durante o período em que vai acontecer a Copa), São Petersburgo tem um fenômeno chamado “Noites Brancas”, em que o sol não se põe abaixo da linha do horizonte, o que garante madrugadas e noites claras.
Kaliningrado, considerada a capital de cerveja da Rússia, foi a terceira cidade mais pesquisada, com 2,9 mil buscas. Ela fica fora do território da Rússia, entre a Polônia, a Lituânia e o mar Báltico, e tem forte influência alemã. O chamariz do local é o âmbar, a pedra com propriedades curativas únicas. Na cidade, ainda há o Museu de Âmbar, onde está exposta a maior pedra do tipo do mundo, com 4,250kg.
Sede das Olímpiadas de Inverno de 2014, Sóchi ficou na quarta posição, com 2,4 mil buscas. A cidade e é conhecida como a riviera russa e fica localizada no extremo sul do país. Banhada pelo Mar Negro, conta com praias, vegetação tropical e montanhas que no inverno oferecem um cenário perfeito para esquiar e andar de snowboard.
A cidade de Volgogrado (antigamente chamada de Stalingrado) foi a quinta mais pesquisada entre as cidades-sede da Copa 2018, com 1,3 mil buscas. O local entrou para a história graças a uma das maiores batalhas da história da Segunda Guerra Mundial. A principal atração do local é a estátua da Mãe Pátria, construída em 1967 (maior estátua do mundo na época) e chama a atenção pela altura (85m) e pela riqueza de detalhes. No parque Mamaev Kurgan, o monumento fica junto a outras esculturas que retratam a batalha.
Sobre a SEMrush
A SEMrush é um software de busca competitiva e business intelligence que entrega dados e análises de buscas pagas e orgânicas, social media e link-building mundialmente. Com um poderoso conjunto de ferramentas de análise competitiva, a SEMrush oferece o que é necessário para auxiliar as empresas a otimizarem sua presença online, como por exemplo, ferramentas de auditoria de sites, monitoramento de marca e conteúdo. Os principais clientes da SEMrush são agências de digital marketing e websites de e-commerce. Entre os clientes estão Amazon, Disney, EBay, Booking.com, HP, SalesForce, Groupon, Kickante, FedEx, e outros.