Veste Rio inicia no Pier Mauá, Rio de Janeiro

Entre 11 e 13 de abril acontece a quinta edição do Veste Rio, no Pier Mauá no Rio de Janeiro, a principal plataforma de moda do país que une as melhores marcas brasileiras em um salão de negócios, palestras e desfiles. O evento vai reunir as principais tendências da Primavera-Verão 2018/2019 e entre as participantes, Tufi Duek, ÁGUA DE COCO Por Liana Thomaz, Batiche, Bléque e Sinesia Karol marcam presença na feira de negócios. Já a Canal Concept e a Cholet cruzam a passarela apresentando suas novidades para a próxima temporada.
Tufi Duek mostra sua viagem rumo ao Rio de Janeiro onde buscou inspiração na sofisticação dos balneários dos anos 50, com clima de resort e glamour das pool parties de um luxuoso hotel em Copacabana. Personalidades como Audrey Hepburn, Marylin Monroe, Carmem Miranda, Brigitte Bardot, Picasso e Matisse serviram como referências de estilo para a construção de um guarda-roupa leve, alegre e fluido para a temporada. Seguindo o mood fresh, a ÁGUA DE COCO por Liana Thomaz convida para o embarque na coleção Hotéis.Localidades pelo globo inspiraram as criações sofisticadas da marca. A coleção atemporal se revela através de shapesvariados, esportivos, cavados, sobreposições, além de franjas e babados. Tecidos em voil de algodão, linho e chiffondominam e os prints da coleção contam histórias de vários lugares resultando em criações surpreendentes.
A Batiche, que participa pela primeira vez do Veste Rio, apresenta sua coleção do Verão 19, inspirada na era romântica, traz modelagens que priorizam as cinturas e decotes altos, além de detalhes como babados, rendas, bordados e pregas que ressaltam a feminilidade da mulher. Ao propor uma moda que permeia o estilo resort urbano a marca conquistou o closet de grandes personalidades. Também estreando no evento, Sinésia Karol apresenta a sua coleção batizada como Jardim Botânico, inspirada na magnitude da flora amazônica e teve como referência o trabalho da artista plástica inglesa Margaret Mee. Traz tons claros e tecidos leves que dão origem a shapes fluidos com traços românticos.
Bléque é uma marca de acessórios slow-fashion que utiliza matérias-primas renováveis, apresenta a sua coleção Entremarés, inspirada no mar poético. As bolsas de praia são novidade e contracenam com scarpins, mules, anabelas e sandálias com amarrações, tramas e transparências. Entre os destaques, palha e telas em diversas gramaturas, incluindo o SedaPet – tecido que mistura seda com fios de PET reciclado, e ainda os característicos couros de pirarucu e tilápia extraídos de cardumes de pesca não predatória da indústria alimentícia.
Representando na passarela do Pier Mauá, Cholet e Canal Concept desfilarão suas próximas temporadas de verão. Partindo do manejo de elementos naturais e artesanais, a CHOLET mostra a coleção Brazil Sensations. Esse tema se traduz em estampas figurativas, texturas rústicas, palhas, cestarias e folhagens. Aposta em modelagens mais fluídas, elegância, conforto e sofisticação e a maioria dos tecidos são fibras naturais e tem uma cartela de cores que prioriza tons mesclados e variações de verde ou pitadas de amarelo, mas também off-white, preto, blue-navy e vermelho.
A CANAL apresenta a coleção “Tropichaos”, inspirada nas grandes cidades brasileiras e elementos da natureza urbana do cotidiano. Com isso surge um streetwear bem utilitário, abusando da ideia de conforto x funcionalidade, sem perder a sofisticação. A cartela de cores consiste em diversos elementos da conexão do urbano com o tropical, azul, amarelo e vermelho em contraste com preto, off-white e tabacco. Os cortes são a fio, se vê muito transpassado e shapes mais amplos. Entre as estampas o destaque é para o vichy PB e color, listras, animal print chapado, folhagem e referências botânicas abstratas.