Infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal são os principais problemas causados pela Hipertensão Arterial, doença assintomática que afeta o sistema cardiovascular, rins e cérebro. Com o intuito de reforçar a importância deste assunto, 26 de abril foi decretado como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão atestam que 32,5% dos brasileiros maiores de 18 anos sofrem de pressão alta. Este índice dobra na população com mais de 60 anos de idade. De acordo com o Dr. Luiz Bortolotto, cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, toda pessoa com mais de 18 anos deve aferir a pressão arterial pelo menos uma vez por ano. “É importante conhecer seu índice de pressão arterial. Além disso, a aferição é fundamental para prevenir a hipertensão”, afirma o especialista. O médico diz ainda que a primeira aferição deve ser feita por um médico, que poderá definir o melhor tratamento para o controle da pressão arterial caso os índices estejam alterados. É considerado hipertenso o indivíduo que apresente pressão arterial igual ou superior à 14 por 9. Já quem registra pressão arterial ente 13 por 8 e 14 por 9 é considerado pré-hipertenso, e precisa ficar atento, mas não é necessária medicação na grande maioria dos casos.
Como medir corretamente a pressão arterial
De acordo com Bortolotto, a aferição doméstica da pressão arterial pode ser realizada desde que sejam seguidos alguns pontos importantes:
Antes de medir a pressão
- Na hora de comprar um aparelho de pressão, escolha aquele que tem braçadeiras para circunferência de braço e que seja validado pelos órgãos fiscalizadores competentes;
- Grandes refeições, alimentos gordurosos, ricos em açúcar, café e bebidas alcoólicas devem ser evitados pelo menos meia hora antes de aferir a pressão;
- Descanse 5 minutos antes de medir a pressão;
- Evite medir a pressão após a prática de atividade física, aguarde pelo menos uma hora após o término do exercício para fazer a medição.
Na hora de medir a pressão
- Meça a pressão sentado em uma cadeira, com as costas apoiadas no encosto, sem cruzar as pernas;
- Não meça a pressão sobre roupas como, por exemplo, casacos, mangas de blusas e camisas;
- Ajuste a braçadeira no braço esquerdo, sem folgas, 2 a 3 dedos acima da dobra do cotovelo;
- Mantenha o braço relaxado e apoiado na altura do coração. Vire a mão do braço esquerdo com a palma para cima;
- É importante anotar os valores da pressão que aparecem no visor do aparelho, com data e horário;