CASANEWS

Instalar piso sobre piso reduz o orçamento

Tradicionalmente o fim de ano é a época escolhida por muitos para reformar a casa. Segundo o presidente da Associação nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Cláudio Conz, o segundo semestre pode corresponder a 65% das vendas do ano no setor. Quem quer fugir das reformas convencionais e do inconveniente quebra-quebra, pode dar novos ares à casa de forma rápida trocando o piso sem remover o antigo. De acordo com a designer de interiores do Ateliê Revestimentos, Marcia Zelioli, instalar piso sobre piso pode reduzir custos em até 40%. “É uma solução que além de economizar dinheiro, também diminui o tempo de obra e a geração de entulho”, destaca.

Revestimentos modernos como pisos vinílicos e pisos laminados são os mais indicados para a instalação piso sobre piso, especialmente sobre pisos cerâmicos e porcelanatos. Porém, para que isso seja possível, é preciso que a superfície esteja nivelada, limpa e livre de umidade.

Segundo a arquiteta do Ateliê Revestimentos, Patricia Coelho, quando o piso não está devidamente nivelado para receber o revestimento novo, basta usar massa autonivelante para regularizar o contrapiso. “Quando a superfície está pronta para receber o piso vinílico ou laminado, profissionais especializados conseguem instalar cerca de 60 metros quadrados de piso em um único dia”, revela.

Os pisos vinílicos e laminados clicados, que contam com sistema de encaixe que dispensa o uso de cola ou argamassa, proporcionam uma instalação piso sobre piso ainda mais rápida. “Também é uma ótima opção para ambientes com pequenas irregularidades no contrapiso”, indica Patricia.

Os pisos clicados também são opções perfeitas para quem mora de aluguel e detesta o piso do imóvel. “Com pisos de qualidade e mão de obra especializada é possível fazer a instalação por cima do piso antigo e retirá-lo na entrega do imóvel, sem danos ao piso original”, conta a designer de interiores Marcia. “Como a instalação do piso é por encaixe, é possível desmontar e reaproveitar em outro local”, explica.

Portanto, trocar o piso pode ser uma das reformas que ainda dá tempo de fazer para iniciar o novo ano com a casa renovada.

Botão Voltar ao topo