Publicado edital de licitação de pontes na ERS-118 em Sapucaia do Sul
A construção de três pontes sobre o Arroio Sapucaia, na ERS-118, em Sapucaia do Sul, já tem data para a abertura da licitação. As propostas das empresas concorrentes no certame serão conhecidas no dia 5 de junho.
O edital está disponível desde esta segunda-feira (30) no site da Central de Licitações do Estado (Celic). A publicação marca o encaminhamento da última concorrência a ocorrer dentro do conjunto de obras necessárias à duplicação de 21,5 quilômetros da ERS-118 – no trecho que vai do entroncamento com a BR-116, em Sapucaia do Sul, até o encontro com a freeway, em Gravataí.
A construtora escolhida terá que executar uma das pontes na pista duplicada e as restantes nas ruas laterais esquerda e direita. O valor total dos serviços está orçado em, aproximadamente, R$ 4,5 milhões.
Duplicação da ERS-118
Considerado pelo governo do Estado, Secretaria dos Transportes e Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) projeto prioritário na malha rodoviária estadual, a duplicação da ERS-118 está com trabalhos avançados entre os km 5 e 21,5. Ao longo do trecho, mais de 14 frentes de serviços executam a pista nova e restauram a antiga, além da construção de viadutos e elevados. As obras entre os quilômetros 0 e 5 e de outros três viadutos estão em fase final de licitação.
Entre janeiro e março, a ERS-118 já recebeu R$ 16,7 milhões do Tesouro do Estado – o que equivale a 41% do total aplicado na obra em 2017. O orçamento deste ano totaliza R$ 150 milhões para a duplicação da rodovia.
Acordo de Resultados
A duplicação da ERS-118 integra o Acordo de Resultados 2018, assinado por todas as secretarias e vinculadas e que consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Os compromissos firmados envolvem o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.
Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com intuito de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.