Uma boa série, seja via streaming ou TV, não se faz apenas com grandes atores, personagens marcantes e enredo de qualidade. É preciso mais. E um dos elementos fundamentais para o sucesso ou não de uma boa trama é o cenário, que por vezes nos faz viajar mesmo sem sair do sofá.
Partindo dessa premissa básica das artes cênicas, cada vez mais títulos da TV e do streaming tem escolhido a dedo os locais que serviram de pano de fundo para a composição de seus capítulos. E o resultado tem motivado muitos espectadores a visitar estes lugares em busca de uma pitada de saudosismo.
Pensando nestes fãs, a Interpoint Viagens e Turismo, agência especializada em experiências de luxo, selecionou 5 locais reais que serviram de cenário para grandes produções da TV e do Netflix! Confira as indicações da agência:
Vikings – Wicklow, Irlanda
Sucesso de crítica e de público, a série Vikings, do canal History, encontrou em um pequeno condado irlandês o local perfeito para retratar o território ocupado pelos nórdicos durante o seu apogeu, a Escandinávia. Com belas paisagens compostas por montanhas escarpadas, vegetação rasteira e vales selvagens, Wicklow serviu como pano de fundo para quase todas as cenas gravadas ao ar livre durante a série. Destaque para o lago de LoughTay e para as montanhas de Luggala, que banha e emolduram o vilarejo fictício de Kattegat, respectivamente.
Sherlock – Londres, Inglaterra
Na onda das séries o detetive britânico mais famoso do mundo também ganhou uma adaptação para as telas da TV feita pela BBC. Na produção, a era vitoriana, retratada por Sir Arthur Conan Doyle em seus contos originais sai de cena e dá lugar a uma Londres moderna, atual e acessível aos fãs, que podem reviver os passos do ator Benedict Cumberbatch. Uma boa sugestão de início é a Baker Street, rua do flat em que o detetive divide com o Dr. Watson nos contos de Doyle. Caminhar por ali rende boas referências e inúmeros atrativos turísticos que remetem ao personagem, como o museu que imita a residência de Holmes, o número 221B. O hospital St. Bartholomew, em West Smithfield, também é importante para a trama da BBC. Foi lá que a dupla Holmes e Watson se conheceu e onde o houve o confronto final entre o protagonista e seu inimigo, James Moriarty.
House Of Cards – Maryland, USA
Uma das produções mais rentáveis e populares da Netflix nos últimos anos, a série, não vive um bom momento atualmente por conta da crise envolvendo o ator Kevin Spacey. Ainda assim, surpreende os telespectadores com belíssimas imagens de Washington D.C. Mas o que muitos não sabem, é que além da capital, outros estados americanos também serviram de locação para a trama. Na 1609 Park Ave. está a casa dos Underwoods na primeira e segunda temporada; a estação de metrô Charles Center, onde aconteceram cenas com a repórter Zoe Barnes; além do Baltimore Museum of Art, o bar Wit&Wisdom Tavern no hotel Four Seasons, e o fictício Freddy’s BBQ Rib Joint, que fica na 2605 Greenmount Ave.
Breaking Bad – Albuquerque, USA
Considerada pela mídia especializada como uma das 100 melhores séries de todos os tempos, Breaking Bad surpreende tanto pela trama marcante quanto pelo realismo da cenografia. Este, inclusive, é um dos trunfos da série, que foi gravada quase que totalmente em Albuquerque, uma cidade real e sem fantasias, no estado do Novo México. Com status de personagem, a cidade, que ofereceu desde casas, restaurantes, estradas, desertos e até um lava – rápido, – usado por Walter White em uma das temporadas – como cenário, proporciona aos visitantes uma verdadeira imersão ao universo de Breaking Bad. Os fãs podem conhecer algumas locações, como as casas dos principais personagens, o polêmico lava rápido de Heisenberg, chamado de A1, o escritório do Saul Goodman e a lanchonete Twisters, onde Gus Fring comandava o fictício Los Pollos Hermanos.
Narcos – Medellín, Colômbia
Outro sucesso da Netflix, a série Narcos, que retratou a vida de Pablo Escobar, um dos traficantes de drogas mais famosos e procurados do mundo, teve várias cenas gravadas em diversas cidades colombianas. Mas é em Medellín que ficam as paradas icônicas. Lá, é possível visitar e se hospedar na Fazenda Nápoles, que foi por muitos anos a morada de Escobar, ir até a Mansão Mónaco, outra residência do “Patron” e ver de perto o seu túmulo no cemitério de Jardins Montesacro.