CASANEWS

Cofibam disponibiliza cabos elétricos que suportam até 400ºC

A utilização de cabos inapropriados às necessidades de um empreendimento pode trazer sérias consequências, como incêndios, mortes e prejuízos. Sempre atenta às necessidades do mercado, a Cofibam desenvolveu cabos para altas temperaturas. São nove linhas (Cofialt; Cofisil; SHT; Cofiflon; KHT; MHT; LM; Cofidox-Radoxil e Cofisolda), que ao todo reúnem 29 tipos de cabos com características diferenciadas a fim de atenderem as mais variadas demandas dos clientes, seja aplicações em equipamentos com altas temperaturas, como estufas e fornos, pontos críticos em veículos ou ambientes, entre outros. Confira algumas características de cada linha:

Linha Cofisil

Esta linha é composta por nove tipos de cabos, sendo oito operando com temperaturas entre -70°C e 200°C e um que opera até +150°C. Há modelos com as mais variadas tensões, que vão de 300V a 750V. São resistentes a condições de umidade, óleos, graxas e vapores corrosivos.

Linha SHT

São dois tipos de cabos que operam com temperaturas entre -70°C e 300°C, com tensão de 750V. A diferença entre os dois é que o cabo SHT FG 300 tem como cobertura uma trança têxtil impregnada com verniz resistente ao calor, para agregar proteção mecânica adicional. São resistentes a condições de umidade, óleos, graxas e vapores corrosivos.

Linha Cofialt

A linha possui dois tipos de cabos, que operam com temperaturas até +200°C. Uma linha trabalha com tensões de 3KV, 5KV, 7KV ou 15KV, enquanto a outra (UL) atua em 1,1KV, 4,2KV, 7,2KV, ou 15KV. A linha se destaca por ótima rigidez dielétrica, aliada a alta flexibilidade e, por conseguinte, maior facilidade de manuseio e instalação.

 Linha Cofiflon

Os Cabos Cofiflon são especialmente projetados para atender as aplicações que requeiram altas temperaturas (200°C), aliada a alta resistência química e baixo dimensional. A Cofibam foi pioneira na fabricação deste material, sendo a única empresa nacional que possuiu o direito de uso da marca Teflon ® de propriedade da DuPont.

 Linhas KHT/MHT

Composta pelos cabos KHT 400 e MHT-500 que operam com temperaturas até +500°C e tensão de 750V. A diferença entre os dois é que o cabo MHT é construído com dupla isolação mineral especial para garantir o incremento de temperatura. Podem ser utilizados em ligações de equipamentos elétricos em ambientes com altas temperaturas, como injetoras, extrusoras, e instalações similares.

Linha LM

Cinco cabos compõem a linha LM, cada um com características muito particulares. Um, isolado com composto termoplástico, opera em temperaturas de até +105°C e tensão 0,6/1kV. Dois, isolados em composto termofixo, operam em temperaturas até +130°C, sendo um com tensão de 600V e outro 750V. Os demais, também isolados em composto termofixo, operam em temperatura de até 150°C e tensão 600V. Cada uma das linhas possui as certificações adequadas ao seu uso.

Linha Cofidox-Radoxil

Os cabos da linha Cofidox-Radoxil possuem boa resistência térmica (-40 a +150 °C), ótima resistência mecânica e alta resistência ao ataque de produtos químicos e óleos em geral. Capazes de oferecer isolações para tensões que variam entre 0,6/1kV, 1,8/3kV e 3,6/6kV, dispõem de dupla isolação, baixa emissão de fumaça, baixa toxicidade, são retardantes à chamas, não halogenados, resistentes ao óleo, ozônio, rasgamento, abrasão e intempéries.

Linha Cofisolda

Operam com temperaturas de até +90°C e trabalha com tensões de até 750V. Sua utilização é indicada para ligação do terminal de saída da fonte de energia ao eletrodo da máquina de solda; em instalações onde haja necessidade de proteção à abrasão, esmagamento e cortes. É resistente a óleos, graxas e agentes atmosféricos.

Botão Voltar ao topo