CASANEWS

Art Basel 2018 – Bergamin & Gomide

Entre os dias 12 e 17 de junho, a galeria Bergamin & Gomide apresenta uma cuidadosa seleção de trabalhos no setor principal da Art Basel 2018, que acontece em Basel, Suíça. Obras de Sergio Camargo, Lygia Clark, Raymundo Colares, Geraldo de Barros, Léon Ferrari, Anna Maria Maiolino, Roberto Matta, Manolo Millares, Hélio Oiticica, Arthur Luiz Piza, Mira Schendel, Jesús Rafael Soto, Antoni Tàpies e Rubem Valentim compõem o stand D1, de 33 m².

Um dos destaques apresentados é a obra Bicho Linear, da série ‘Bichos’ (1960), de Lygia Clark, criada um ano depois do Manifesto Neoconcreto (1959): escultura geométrica e articulada, em alumínio, que convida o espectador à interação.

Sobre a Bergamin & Gomide

Criada em 2000 em São Paulo, por Jones Bergamin, a galeria Bergamin ficava numa casa da década de 1950 do arquiteto Vilanova Artigas nos Jardins. Sua exposição inaugural foi uma retrospectiva do artista Iberê Camargo e, entre 2001 e 2005, organizou exposições de Mira Schendel, Lygia Pape, Tunga e Miguel Rio Branco. Neste período, também convidou curadores a desenvolver projetos como “Através” de Lisette Lagnado que trouxe a público “Tteia”, obra icônica de Lygia Pape (hoje em exposição permanente em Inhotim).

Em 2012, Antonia Bergamin, filha de Jones Bergamin, assumiu a direção da galeria com Thiago Gomide. Com foco em vendas privadas de artistas brasileiros e estrangeiros do período Pós-Guerra, a Bergamin & Gomide inaugurou seu novo espaço na rua Oscar Freire, em agosto de 2013.

Sem uma lista fixa e com flexibilidade para trabalhar um amplo número de artistas e exposições de diferentes temas, períodos e movimentos, o programa da galeria conta com quatro exposições por ano, entre individuais e coletivas. Além disso, a Bergamin & Gomide tem participação ativa em importantes feiras nacionais e internacionais como a Art Basel (Suíça) e SP-Arte (Brasil).

Botão Voltar ao topo