Porto Alegre

Terça Germânica entra nas comemorações da Imigração Alemã

A Terça da Integração realizada ontem (3), alterou sua tradicional identidade para celebrar um dos fatos mais marcantes da História de São Leopoldo: a chegada do imigrantes alemães em julho de 1822. Chamada de Terça Germânica, o evento recebeu a ambientação e a culinária típicas daquela época; o depoimento de Edio Zang, empreendedor descendente de imigrantes que fundou a Viação Leopoldense; e o lançamento da Semana da Imigração Alemã. “Foi um momento muito especial, pois todos os temas tiveram relação com o nosso propósito de resgatar a cultura alemã”, ressaltou Oldemar Brahm, presidente da ACIST-SL. A banda musical da Casa Auxiliadora fez uma participação especial, tocando peças características alemãs.

O jantar foi oferecido pela República das Cervejas e pelo Museu Histórico Visconde de São Leopoldo e composto por comidas típicas. Conforme André Rotta, idealizador da República e também diretor de Cultura e Turismo da ACIST-SL, a iniciativa de homenagear os imigrantes alemães tomou uma proporção maior, uma vez que diversas instituições civis, que tradicionalmente fazem algumas ações na data, este ano decidiram juntar-se e formar uma agenda comum. Assim, surgiu a Einwanderungs Fest (Semana da Imigração Alemã em São Leopoldo). “Cada entidade fará a sua atividade, mas de um jeito integrado, visando unicamente valorizar o mês da imigração”, explica.

História Empreendedora – E para demonstrar o potencial dos imigrantes e seus descendentes, a história empreendedora desta edição foi contada por Edio Zang, um dos fundadores da Viação Leopoldense. Os 84 anos, ele falou sobre a sua vida em Nova Petrópolis e a vinda para São Leopoldo, em 1977. Anos antes, em 1968, adquiriu a Churrascaria Laçador, em Porto Alegre, onde servia o “bastantão”, que depois se tornou o conhecido espeto corrido. Naquele mesmo ano, ele e o amigo Jorge Schaeffer, compraram a Viação Campina, que passou a se chamar Viação Leopoldense. Hoje, a empresa, possui uma frota de mais de 50 veículos e faz parte do Consórcio Operacional São Leopoldo, que integra as demais companhias de ônibus da cidade. A administração atualmente está a cargo da segunda geração.

A Terça da Integração também recepcionou a nova associada da entidade. Jaqueline Oliveira, sócia da Influxa Consultoria e Coach, recebeu a carta de boas vindas entregue pela diretora de Relações Institucionais da ACIST-SL, Madeleine Hilbk.

Botão Voltar ao topo