CASANEWS

Home theater em quatro projetos

Dois espaços competem entre si como os mais adorados da casa para reunir amigos e famílias: a mesa de jantar e o sofá do home theater. O hábito de fazer sessões de cinema é longevo, ainda mais evidente com a tecnologia de Smart TV atuais e plataformas de streaming que colocam inúmeros filmes e séries à disposição do telespectador. Pensando na importância que o hábito detém, nada mais justo que caprichar na sala de TV. A arquiteta Karina Korn, do escritório Karina Korn Arquitetura mostra seus projetos e dá dicas do aproveitamento do espaço:

home theater - Home theater em quatro projetos
Projeto de Karina Korn | Foto Eduardo Pozella

Mãe, pai e três filhos desfrutam desse home theater contemporâneo. “A ideia inicial era fazer um espaço de home aberto, integrado com a sala por meio de cobogós. No final, preferimos uma grande porta de correr preta”, explica a arquiteta.  A medida isola o ambiente, garantindo a menor penetração de luz solar no espaço, ideal para o cinema caseiro. Em casas com livings integrados, boa alternativa é o uso de cortinas tipo blackout.

home theater1 - Home theater em quatro projetos
Projeto de Karina Korn | Foto divulgação

Nem sempre uma TV é suficiente para os amantes de cinema. O retroprojetor é bom aliado para assistir filmes em uma tela maior que a TV, que pode ser escondida ao fim da sessão, dando lugar ao aparelho de tamanho normal.

home theater3 - Home theater em quatro projetos
Projeto de Karina Korn | Foto Elisa Soveral

O equipamento de som precisa ser bem pensado e posicionado no home theater. Nesse caso, existe a opção de colocá-lo em um aparador projetado especialmente para a tarefa, como no living da foto. Ali, por trás das portas de correr, também há prateleiras com rodilhos que facilitam o armazenamento da coleção de CDs e DVDs do morador. Nesse tipo de ambiente, também é importante considerar a distância entre o sofá e a tela. A recomendação é que ela não fique próxima demais dos telespectadores – quanto maior for, maior deve ser a distância entre ela e o sofá.

home theater4 - Home theater em quatro projetos
Projeto de Karina Korn | Foto Celina Germer

Para trazer aconchego à sala, Karina Korn optou por um painel de madeira na área da parede. Além do efeito estético, ele cumpre também função acústica – o material, assim como certos tipos de tecido, tem boa absorção do som e favorecem as sessões de cinema em casa. Por isso, vale apostar em bons tecidos nos outros móveis e nos tapetes.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios