CASANEWS

Quatro dicas para otimizar o espaço em apartamentos de pequena metragem

A correria do dia a dia e o trânsito das grandes cidades fizeram com que as pessoas procurassem lugares próximos da faculdade ou do trabalho, em busca de uma vida mais prática e menos estressante. Seguindo essa tendência de praticidade, o mercado imobiliário vem criando novas opções de moradias, como os apartamentos compactos. Para se ter uma ideia, os apartamentos diminuíram 28% nos últimos cinco anos e o tamanho médio passou de 89m² para 81,34m² em 10 anos. Hoje, existem pessoas que procuram locais de até 14m² .

Lízia Witzel, sócia-fundadora da Interiores All Online, ainda explica que junto da grande procura pelos apartamentos compactos, surge também a preocupação de como otimizar espaço em locais pequenos sem perder a beleza e o conforto. “Existem alguns truques simples de decoração que podem ajudar na organização do local”, explica. Abaixo, as arquitetas da Interiores All Online selecionaram quatro dicas de decoração com o intuito de otimizar espaço em apartamentos de pequena metragem. Confira:

1 – Aposte em cores claras

As cores claras são essenciais em decorações de apartamentos de pequena metragem. Isso porque são consideradas neutras e trazem iluminação para a casa. Se usadas no mesmo tom do piso, conseguem deixar o ambiente ainda maior e mais amplo. “Existem diversas opções de tons no mercado que podem deixar o ambiente moderno e aconchegante”, explica Dieny Kipper.

2 – Móveis planejados

Como estamos falando de apartamentos pequenos e compactos, o uso de móveis planejados são ótimas opções para ganhar novos espaços. Outra dica é o uso de mobílias com pés aparentes, que trazem sensação de leveza, pois nada ficará grudado no piso. “Também costumamos reaproveitar cantos com caixas, prateleiras e suportes que proporcionam organização para o ambiente”, comenta Lízia Witzel.

3 – Abuse de espelhos

Os espelhos trazem a sensação de amplitude, iluminação e se adaptam a qualquer ambiente. Além disso, podem ser considerados excelentes objetos de decoração, já que são encontrados em diversas formas, tamanhos e cores. “Quando o apartamento contém uma varanda, por exemplo, os espelhos também podem trazer a reflexão das paisagens externas e da iluminação natural para dentro do imóvel. Mesmo sendo considerados ótimos aliados de decoração, é importante sempre analisar o que irá ser refletido”, conta Dieny Kipper.

4 – Procure móveis versáteis

Banqueta que vira mesa de centro, pufe que se transforma em mesa de apoio, mesa lateral que vira banco e assim por diante. Os móveis versáteis foram criados com o objetivo de otimizar espaço principalmente em imóveis modernos. “São opções práticas que se encaixam perfeitamente em decoração de apartamentos compactos”, finaliza Lízia Witzel.

Botão Voltar ao topo