Dicas para servir um brunch em casa
Foram os ingleses que tiveram a ideia de unir o café da manhã (breakfast) com o almoço (lunch), criando o que conhecemos atualmente como brunch. Hoje essa recepção é muito comum após batizados, missas celebrativas (Páscoa e Natal) ou mesmo em encontros casuais pela manhã, a partir das 11 horas, que se estendam até algumas horas da tarde. Uma forma de receber a família e amigos de uma forma mais informal mas muito aconchegante.
O buffet pode ter bolos, panquecas, torradas, pães, queijos, patês, geleias, frutas inteiras ou fatiadas, empadões em pedaços, picadinho de carne vermelha ou de frango, ovos mexidos, carpaccio de carne, postas em fatias ou ao vinagrete e sanduíches. “Dependendo da ocasião pode-se servir um aperitivo ou prosecco, embora sejam indicadas bebidas como sucos, refrigerantes, chás e cafés”, explica a especialista em etiqueta corporativa Maria Inês Borges da Silveira.
Em algumas ocasiões, o brunch pode ser mais refinado, os pratos simples são substituídos por mais sofisticados e sobremesas podem ser acrescentadas ao buffet. “Uma boa dica é organizar a copa, para repor a comida e não esquecer de providenciar gelo para as bebidas. Preparar tudo com antecedência para que saia como o planejado”, finaliza Maria Inês.