CASANEWS

Tapetes: entenda a diferença entre arazzo e tapeçaria

Tire da cabeça a ideia de que tapeçaria e arazzo são coisas do passado. Eles voltaram a enfeitar os ambientes, agora em versões únicas, que evidenciam os mínimos detalhes. E qual é a diferença entre arazzo e tapeçaria? Francesca Alzati, diretora criativa da By Kamy, pioneira em explorar novas plataformas de arte, explica a diferença.
O arazzo é uma palavra italiana que define um produto têxtil feito à mão, suntuoso e diferenciado. Uma obra de arte para ser exposta em paredes. Derivado da palavra Arras cidade francesa que na Idade Média começou a produzir obras têxteis, que para a produção era necessário o desenho de um grande artista, chamado “Cartone”, hábil tecelão. Essa assinatura se unia a destreza e interpretação artística do tecelão para dar origem à essa peça.
Já a tapeçaria deriva da palavra tapeceiro. Nesse caso, o artesão cuidava do feitio, elaboração e produção, trabalhando com todo tipo de forrações. Algumas manufaturas eram penduradas em paredes, usavam o nome de tapeçarias, que podiam ser produzidas à mão ou em máquinas com diferentes técnicas, como “Mezzo Punto”, Telaio, Jaquard e até o bordado.
De acordo com Francesca, o mundo moderno tende a colocar no mesmo degrau ou classificação, obras de cunho e importância diferentes. “É necessário se aprofundar na história para melhor compreendê-la. Se isso não for feito, cria-se uma série de pré-conceitos a cerca de um novo trabalho que desponta. A By Kamy se propõe a restaurar a importância de peças assim, colocando cada coisa em seu lugar.”, explica.

Botão Voltar ao topo