Na era digital, as redes sociais têm um papel importante na forma como viajamos e para onde vamos. Desde pesquisar nosso destino ideal, atividades para experimentar, o que comer e até mesmo o que vestir. A influência é tão grande que metade dos viajantes brasileiros (50%) faz a mala pensando nas redes sociais – o número sobre para 59% quando consideramos apenas os millennials.
A pesquisa sobre impacto que as redes sociais têm no nosso estilo de férias hoje em dia foi encomendada pela Booking.com e realizada com 21.500 viajantes de 29 países. Além de organizar as malas com esse foco, 6 em cada 10 viajantes do país (60%) afirmam que tirar fotos para as redes sociais é o que eles mais querem fazer quando saem de férias.
O levantamento revela também que três quintos (60%) dos viajantes brasileiros dizem que a boa aparência durante as férias é importante, mas ao invés de se vestirem para impressionar os companheiros de viagem, 57% deles estão mais preocupados em sair bem nas fotos de férias que irão postar nas redes sociais, perdendo apenas para os viajantes da Índia, China, Indonésia, Tailândia e Taiwan. O número é ainda maior entre os brasileiros da geração Z (69%) e millennials (65%).
Influenciadores digitais como inspiração
Como as redes sociais são um fator importante quando se trata de viagem e estilo, não é surpresa que influenciadores (44%) em redes sociais sirvam de inspiração para as roupas de viagem dos brasileiros, atrás apenas de amigos (62%) e família (52%). Outra grande influência – graças, em parte, aos serviços de streaming de vídeos – é a cultura pop dos seriados: 42% dos brasileiros dizem se inspirar em programas de TV para montar os looks das férias.
Assim, em um mundo onde o Instagram reina soberano, é fácil entender que três grandes influências tenham perdido um pouco do espaço: as revistas de moda (39%), os filmes (33%) e o estilo das celebridades (28%). No entanto, essa forte inspiração em influenciadores digitais ou em amigos pode ter também um lado ruim. Mais de um quarto (27%) dos viajantes brasileiros se sentem pressionados a comprar roupas novas para sair de férias depois de ver fotos de férias de outras pessoas nas redes sociais.