Variedades

México se prepara para o Dia dos Mortos

Nomeado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2008 pela UNESCO, o Dia dos Mortos no México é uma experiência inesquecível para os visitantes e moradores locais. É um legado ancestral herdado de diferentes culturas pré-hispânicas juntamente com a celebração do Dia de Todos os Santos Católicos e acontece do final de outubro até a primeira semana de novembro. Com base na crença popular, o falecido retorna a cada ano para visitar seus parentes e coexistir com os vivos para desfrutar de suas ofertas, como comidas e bebidas favoritas.

O Dia dos Mortos no México é uma das celebrações mais importantes do mundo e atrai anualmente mais de 7,5 milhões de turistas internacionais que desejam experimentar suas tradições culturais e gastronômicas. De acordo com dados da Secretaria de Turismo do México (SECTUR), as comemorações de 1 e 2 de novembro resultarão em uma receita de mais de US$ 208 milhões para a indústria do turismo. O conjunto de práticas e tradições que ocorrem no país para este feriado, tanto em capitais quanto em cidades menores, sendo que as principais estão em estados como AguascalientesGuanajuato, Michoacán, OaxacaPuebla, San Luis Potosí e na própria capital, a Cidade do México.

Com mais de um quilômetro de extensão e com os estados de AguascalientesOaxaca, Michoacán e San Luis Potosi como convidados especiais, o tradicional Desfile de Dia dos Mortos será realizado na Cidade do México pela terceira vez, no dia 27 de outubro, sábado. Esculturas gigantes (carros alegóricos) de crânios, barcos e catrinas percorrerão o Paseo de la Reforma, uma das principais avenidas da Cidade do México, do monumento de La Estela de Luz até o Zócalo da capital (praça central – onde fica a igreja matriz), que se tornará cenário de mega-ofertas para os entes falecidos. Concertos de rock, jazz, blues e música tradicional mexicana complementam os festejos para concluir um dia repleto de cores e sabores.

No ano passado, o desfile contou com mais de um milhão de participantes e mais de 1.500 voluntários responsáveis por encher as ruas da cidade com energia e alegria. Muitos vieram de diferentes partes do México e além. 2 mil voluntários e organizadores são estimados para o desfile desse ano.

Dia dos Mortos além do México
Como parte das ações promocionais realizadas pelo MTB e SECTUR este ano, o Dia dos Mortos viajou para além do país com a ativação “Coração do México”, que levou a festa para várias cidades na América do Norte e Europa, com o objetivo de celebrar esta tradição milenar. Personalidades únicas como El Charro, Frida e Diego visitaram marcos e monumentos emblemáticos em todo o mundo, incluindo o Central Park, em Nova York, a CN Tower, em Toronto, a Victory Column, em Berlim, e a Torre Eiffel, em Paris. “Heart of Mexico” é um convite para os residentes destas cidades viajarem para o México e experimentarem em primeira mão o que a tradição do Dia dos Mortos tem para oferecer.

A cidade de Nova York também terá um sabor local da celebração no Museu Americano de História Natural nos dias 2 e 3 de novembro. Juntamente com o estado de Oaxaca e MTB, o museu abrigará altares dedicados às espécies animais extintas, bem como um mercado de artesanato, danças, música e demonstrações artesanais, enquanto os visitantes aprendem sobre Oaxacae como o Dia dos Mortos é celebrado nesta icônica instituição cultural americana.

Mais sobre o Dia dos Mortos
No México, a morte é considerada parte do ciclo da vida e tem sido celebrada desde os tempos pré-colombianos. Por exemplo, na mitologia asteca, o falecido embarca em uma longa jornada antes de chegar a Mictlán, a região dos mortos.

Os vários elementos e rituais associados à celebração tornam o Dia dos Mortos diferente de qualquer outro feriado do mundo. Famílias criam altares em suas casas e oferecem os alimentos favoritos e objetos de valores e memórias sentimentais para as almas de seus entes queridos. Objetos típicos no altar incluem a característica flor cempasuchil e o delicioso Pan de Muertos. As tradições variam em todas as regiões e algumas são exclusivas dos estados e cidades do México.

  • Ano após ano, Aguascalientes realiza o Festival Calaveras que presta homenagem ao artista José Guadalupe Posada, criador da famosa “Catrina”, símbolo das celebrações do Dia dos Mortos.
  • Guanajuato hospeda o famoso Desfile das Catrinas, que acontece todo dia 1º de novembro, no qual as pessoas se vestem como esses personagens a partir de um tema que muda a cada edição.
  • Uma das maiores festividades em Veracruz é o Festival Mictlán, que recebe apresentações musicais e artísticas.
  • Em Oaxaca, os moradores constroem a Plaza de la Muerte, na qual os turistas podem se perder entre os produtos feitos artesanalmente por artistas locais especificamente para a data. Durante o evento, comparsas tradiciona is (grupos de cantores) tocam música por mais de 20 horas para a celebração das tradicionais “Muerteadas”.
  • Em San Luis Potosí, o Xantolo é a celebração mais importante da região. No dia 1º de novembro, há uma vigília com orações. No dia 2, nas comunidades indígenas, costuma-se levar as oferendas aos panteões e adornar os túmulos com flores para as almas que, segundo a crença da região, permanecem na terra durante todo o mês.
  • A ilha de Janitzio, em Michoacan, homenageia os “angelitos” – aqueles que morreram quando crianças – em uma procissão noturna. Acontece no dia 1º de novembro, canoas são enfeitadas com inúmeras velas, levando deliciosos pratos e bebidas, acompanhadas de música para receber os que retornam da morte.
  • Na Cidade do México, milhões de visitantes se reúnem no panteão Mixquico de San Andrés para receber as almas dos mortos ao pôr do sol; e em Xochimilco, a encenação de La Llorona, a Mulher que Chora, uma lenda que atrai locais e estrangeiros, ano após ano.

México o sexto país mais visitado do mundo

Celebrações como o Dia dos Mortos colocaram o México como um dos destinos favoritos do turismo internacional. O país registrou a chegada de 39,3 milhões de visitantes internacionais em 2017, tornando-se o sexto país mais visitado do mundo, segundo a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO). No ano passado, os aeroportos do México receberam 637.700 voos domésticos e internacionais que transportaram 68 milhões de pessoas. Este número representou um aumento de 2,2% nos voos e um aumento de 9,3% nos passageiros em relação ao ano anterior.

Botão Voltar ao topo