Porto AlegreVariedades

“A Flor do Mato” ganha destaque na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre

Uma das ilustrações que compõem a obra “A Flor do Mato” (Editora Positivo), do carioca Marcelo Pimentel, foi classificada para a Mostra de Ilustrações de Literatura Infantil e Juvenil – Traçando Histórias, da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. Com entrada gratuita, a mostra acontece nos dias 5 e 6 de novembro, no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul. Uma seleção de obras de trinta ilustradores brasileiros faz parte de um catálogo que  será lançado durante a mostra.

a flor do mato 423x468 - "A Flor do Mato" ganha destaque na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre

Em “A Flor do Mato”, Pimentel traz uma história da Zona da Mata nordestina, reinterpretando grafismos do Maracatu Rural – manifestação cultural com estampas florais e arabescos de grande personalidade e impacto visual, com forte presença no interior de Pernambuco. A obra infantil conta o mistério de uma figura feminina que habita as matas e as protege – uma crença de algumas áreas rurais do Nordeste – principalmente na Paraíba, Pernambuco e Ceará. Traiçoeira, a menina, conhecida como “Flor do Mato”, pode tanto ajudar como prejudicar as pessoas que adentram a mata sem lhe pedir a devida licença.

Pimentel já ilustrou aproximadamente trinta livros infantojuvenis, recebeu duas vezes o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e a menção The White Ravens, da Biblioteca Internacional da Juventude, em Munique.

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios