Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro reconhece novo curtume
O setor coureiro do Brasil ganhou um novo representante no seleto grupo de empresas certificadas no Programa de Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB). O curtume Mats Beneficiamento de Couros foi reconhecido com o Nível Ouro, atestando suas melhores práticas no tripé economia, sociedade e meio ambiente, de acordo com a norma ABNT NBR 16.296, auditada por meio de organismo acreditado pelo INMETRO.
Em Campo Bom, na sede da empresa, um momento especial foi organizado para marcar esta distinção com colaboradores, gerências e direção, além de representantes do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). José Fernando Bello, presidente executivo do CICB, explicou que o mercado em todo o mundo está convergindo para o caminho da sustentabilidade, e as empresas que não se voltarem a este posicionamento tendem a perder espaço de forma determinante. “Clientes exigem garantias. Mats assimilou essa tendência e todos se engajaram. Vocês estão recebendo o selo Ouro e este é um patamar muito expressivo de reconhecimento, estão de parabéns”, destacou.
Diretor do curtume, Mauro Pedro Becker falou sobre o processo de melhoria contínua a que a certificação se propõe e a força do pilar ambiental no conjunto de indicadores do CSCB. “Devemos ter uma atenção especial ao meio ambiente porque todos nós dependemos dele para viver. A certificação nos apoia neste sentido e cabe a nós aprimorarmos todos os detalhes em nossos processos sempre que possível”, destacou.
Para os próximos três anos, há um cronograma de auditorias, avaliações e recertificação dentro da empresa para a manutenção do Nível Ouro ou alcance do Nível Diamante, assegurando o compromisso de Mats com a excelência. Atualmente, outros dois curtumes têm a certificação (Courovale by BCM, com o Nível Ouro, e Fuga Couros, com o Nível Prata).
- redução de consumo de água
- redução de consumo de energia
- controle de qualidade de produtos
- origem da matéria-prima
- substâncias restritas
- saúde e segurança do trabalhador
- Bronze (para quem atender até 50% dos indicadores aplicáveis de cada uma das quatro dimensões da certificação)
- Prata (75%)
- Ouro (90%)
- Diamante (100%).