Saúde

As dietas mais buscadas no Google

A nutricionista Dra Thayana Albuquerque preparou um artigo listando as 10 dietas mais buscadas no Google e, explicando cada uma delas se realmente funcionam.

1° Dieta Sem Glúten – 327.570*

As pessoas têm uma falsa impressão de que a retirada do glúten pode ajudar a emagrecer. Uma vez que existe a opção “sem glúten”, e muitos artistas escolhem esta opção, sem dúvida deve ser melhor à saúde. Seria, se as pessoas entendessem o real motivo para tal. O glúten é apenas um proteína encontrada em alguns alimentos, não tem o poder de emagrecer ou engordar, consumi-la não vai fazer nenhuma diferença no peso. Quando as pessoas leigas retiram o glúten elas automaticamente retiram os pães e massas tradicionais e consequentemente consomem menos calorias. A redução do consumo de calorias pode emagrecer, e não o glúten. O problema é que ao fazer isso de qualquer jeito a pessoa também pode desenvolver alguns transtornos alimentares causados pela restrição alimentar. Não vale a pena fazer isso, a menos que realmente seja necessário como no caso de uma intolerância alimentar ou glúten ou de uma doença celíaca.

2° Dieta Dukan – 192.610

A dieta Dukan é uma excelente estratégia para emagrecer rápido, é verdade. Mas infelizmente, hoje sabemos que quanto mais rápido a pessoa emagrece, existe uma tendência a recuperar o peso perdido em até 1 ano. Na 1ª fase da dieta Dukan só é permitido comer alimentos ricos em proteínas, sendo proibidas as fontes de carboidratos e os doces. Na 2ª fase da dieta Dukan se introduz na alimentação alguns legumes e verduras, mas ainda não é permitido comer carboidratos. Na 3ª fase da dieta Dukan, além das carnes, dos legumes e das verduras, também se pode comer 2 porções de frutas por dia. Na 4ª fase da dieta Dukan, as recomendações são: fazer 1 vez por semana a dieta da proteína semelhante à 1ª fase e fazer 20 minutos de exercício físico por dia. Ou seja, caso a pessoa consiga passar da primeira fase da dieta já foi apertado ai o primeiro “botãozinho” do transtorno alimentar. O fato é que muitas pessoas buscam soluções rápidas, desesperadoras e até milagrosas, mas ninguém decide fazer uma dieta destas quando se está em paz com seu corpo ou sua vida. Neste contexto, são poucos os que realmente enxergam na reeducação alimentar uma solução para suas dores. A Dukan é apenas uma dieta restritiva que atrasa todo o processo de transformação de hábitos saudáveis de vida.

3° Dieta da Comida Crua – 81.330

No crudivorismo, não são consumidos alimentos industrializados, processados, nem açúcares ou farinhas. Portanto, os produtos estrela dessa dieta são os alimentos que podem ser consumidos sem passar pelo fogão: basta comprá-los, lavá-los e consumi-los. Seria perfeito se todos os organismos tolerassem os alimentos crus da mesma forma, mas isso não é uma realidade. Na verdade, a consumir apenas comida crua pode acarretar sérios problemas à saúde se for feita sem acompanhamento de profissional da saúde. Alimentos crus aumentam bastante o risco de adquirir uma intoxicação alimentar. Além disso, alguns nutrientes são melhor absorvidos quando cozidos, e a simples retirada de alimentos que precisam ser cozidos ou aquecidos, como as carnes, ovos e leite, acarreta em deficiências nutricionais, portanto o indivíduo deve passar por uma avaliação nutricional antes de iniciar esta prática. Porém, no quesito peso é impossível alguém permanecer acima do peso praticando o crudivorismo, mas a sua ideia central é a criação de uma forma responsável de vida em harmonia com a natureza. Este é um estilo de vida que une o plano físico, mental, emocional, espiritual, social e ambiental e não deve ser banalizado para propósitos estéticos.

4° Dieta do Tipo Sanguíneo – 57.600

A dieta do tipo sanguíneo é uma dieta na qual os indivíduos fazem uma alimentação específica de acordo com o seu tipo sanguíneo. Diz ser baseada nas variações genéticas de cada indivíduo, tentando respeitar as diferenças no metabolismo de cada um para facilitar o controle do peso, prometendo uma perda de até 6 kg por mês. De todas é a dieta mais sem pé nem cabeça, pois se assim fosse não seria necessário avançar nos estudos da nutrigenética, e a humanidade já teria superado todas as causas de doença, já seriamos imortais! Mas o estudo da nutrigenética é altamente complexo e montar uma dieta baseada no código genético é ainda um grande desafio. Se tudo se resumisse ao tipo sanguíneo o nutricionista só precisaria desenvolver 4 tipos de cardápio para todos e assim todos os problemas nutricionais da humanidade seriam solucionados.

5° Dieta de papinha – 12.220

A dieta da papinha de bebê foi criada exatamente pela pouca quantidade calórica do alimento, e a pessoa deverá substituir duas das suas refeições diárias por uma porção de papinha de bebê. Recomenda-se que seja substituído uma refeição do período da manhã e outra do período da tarde. O alimento foi escolhido para receber uma dieta com seu nome exatamente por ser facilmente digerido, e pela praticidade de consumir uma papinha de pote que é vendida em qualquer supermercado. Porém, da mesma forma que somente as mães de inteligência duvidosa oferecem papinhas industrializadas ao seu bebê, o adulto que vive a base de dieta de papinha deve ter sua maturidade mental questionada. Acredito que uma psicoterapia neste caso seria mais útil para quem esteja pensando em regredir no seu comportamento alimentar.

6° Dieta do Vinagre – 10.210

Este é o tipo de dieta que faz de um único alimento o salvador da pátria, e tira o foco principal de quem deseja tanto emagrecer que é se esforçar para mudar seus próprios hábitos alimentares. Mas supondo que a pessoa já esteja praticando um estilo de vida mais saudável, e sua dieta já estaja balanceada, então sim, o vinagre pode ajudar se consumido antes das refeições em quantidades pequenas, pois ele melhora a digestão, diminui o colesterol ruim e ainda reduz o apetite. Também é possível suplementar com cápsulas de vinagre de maçã mediante prescrição nutricional. Este é um recurso que pode ser utilizado por um determinado período de tempo e somente após avaliação do trato gastrointestinal.

7° Dieta da Lancheira – 10.090

Esta é uma excelente opção para quem deseja ter uma boa rotina alimentar, pois montar sua própria lancheira requer habilidade essenciais como planejamento, disciplina e organização. Isto não exclui a necessidade de um acompanhamento nutricional, pois o próprio lanche deve ser algo nutricionalmente equilibrado. Neste sentido as pessoas tem duas opções: ou aprendem a organizar sua lancheira antes de sair de casa, ou se aborrecem e colocam na lancheira o que tiver na geladeira, e nesta última opção todo o processo de reeducação alimentar vai por água abaixo e a lancheira torna-se inútil para quem deseja manter a saúde.

8° Dieta das 600 calorias – 8.070

Com a diminuição de calorias, o organismo ainda funciona, porém, a pessoa provavelmente se sentirá cansada, sem energia e com mais fome, o que torna a dieta difícil de ser sustentada. Por não suprir as necessidades nutricionais e energéticas do corpo, a pessoa que as segue provavelmente passará fome, e quando voltar à alimentação habitual, corre o risco de acabar engordando tudo ou até mais do que emagreceu. É sem dúvida a pior maneira de se tentar emagrecer.

9° Dieta do Suco de limão com pimenta – 7.520

O problema não está nem no limão e nem na pimenta, e sim nas restrições impostas com este tipo de dieta. O limão é um alimento excelente para digestão, rico em vitamina C, e a pimenta um excelente anti-inflamatório e antioxidante. Ambos podem ser utilizados como complemento de uma dieta já equilibrada. Porém, o erro está em fazer jejum prolongado e só consumir suco de limão com pimenta. Esta prática pode acarretar problemas graves à saúde e não deve ser estimulada.

10° Dieta do Ovo Cozido – 6.030

A dieta do ovo cozido, assim como a dieta Dukan, pode promover emagrecimento rápido, porém é mais uma dieta impossível de ser seguida a longo prazo. Não promove reeducação alimentar, apenas impõe restrições que desperta no indivíduos transtornos alimentares. Acrescenta-se o fato que que algumas pessoas têm intolerância alimentar ou alergia à clara de ovo, e neste caso um emagrecimento baseado em ovo pode piorar a saúde de outras maneiras.

Dra Thayana Albuquerque é nutricionista com 10 anos de experiência, Mestre em Neurociências e Biologia Celular, Pós Graduada também em Geriatria e Gerontologia, Nutrição e Suplementação Esportiva. Possui expertise no Tratamento da Obesidade e Emagrecimento, com curso de Extensão em Medicina da Obesidade pela Universidade de Harvard em Boston. Realizou treinamento profissional em Medicina Anti-Aging em Nova Iorque no Salerno Center Complementary Medicine, em Nutrigenômica & Nutrigenética na Nutrigenetic Research em Zurique, e em Intolerâncias Alimentares pela Euroimmun em Lübeck na Alemanha.

Botão Voltar ao topo