ÖUS e Rider lançam chinelo com grafismos do tatuador Jun Matsui
A ÖUS, marca independente e 100% brasileira, que tem suas raízes no universo do skate, se uniu a Rider, marca de chinelos de lifestyle urbano e referência no modelo slide, para anunciar mais uma parceria, e desta vez contam com a importante colaboração de um terceiro: Jun Matsui, um dos mais influentes tatuadores do mundo. Jun desenhou os gráficos do cabedal do tradicional R86 baseados em suas tatuagens de inspiração tribal.
Jun é visto quase como uma lenda da tatuagem de traços orientais; de conceitos japoneses e polinésios, que seguem harmonicamente os contornos do corpo. Seu trabalho, contudo, não está sustentado apenas na estética, mas também no estilo de vida dos povos tribais. Por isso, acaba assumindo uma atmosfera que transporta as pessoas para essa cultura de motivo étnico; numa vibe ancestral, de origem da própria tatuagem.
Natural de Pernambuco, Jun se envolveu com o skate na adolescência, e ao completar a maioridade, mudou-se para o Japão. Após trabalhar em linha de produção numa empresa automobilística, e mais tarde num bar, assumiu o ofício de tatuador em Tóquio no começo dos anos 90. Ao retornar para o Brasil, ganhou popularidade pelo seu estilo único, sempre na cor preta e técnica freehand. Em 2015, ganhou um documentário em curta-metragem, homônimo, dirigido por André Ferezini.
Sobre o processo de criação do chinelo, e a transferência dos traços da pele para o produto, explica: “O desenho no objeto te dá oportunidade de apagar, refazer. Mas ele [o produto] já estava pronto na minha cabeça, então eu já via ele. Quando se materializou só confirmou que o que eu imaginava fazia sentido. Gostei bastante, e acho que esse é um sinal para fazermos mais coisas”.
O gráfico do chinelo é um elemento que sempre esteve presente nas tatuagens, da qual origem chama atenção de Jun. “Não sei exatamente o que é. Se representa folhagens, espinha de peixe ou dentes. Pode ser que não tenha, necessariamente, um simbolismo por trás. Mas com o tempo, comecei a ver nas pontas agulhas de tatuagens, e isso para mim resolve essa situação. Podemos considerar que representa a ferramenta principal usado pelo tatuador”, comenta.
Esta é a terceira parceria entre as duas marcas. A primeira aconteceu em 2016, e no ano passado lançaram uma linha de slides igualmente conectada ao universo streetwear.