Os alunos do curso de Relações Públicas da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Renata Rodeghiero, Guilherme Rolim, Mariana Fraga e Bruno Petinelli foram os grandes vencedores da 10ª edição do Prêmio Universitário Aberje (PUA). Os estudantes gaúchos superaram outros quatro grupos concorrentes na grande final, realizada em São Paulo, na última sexta-feira, dia 9 de novembro. O desafio contou com mais de cem inscritos de todo o Brasil, que nesta edição tinham que criar uma estratégia de como comunicar e melhorar a imagem do agronegócio no Brasil para o público geral.
A equipe, que contou com a orientação da professora Denise Avancini Alves, conquistou a distinção com o projeto ‘Novos Olhares: Ressignificando o agronegócio do campo a cidade’. A iniciativa sugeriu a criação de um óculos de realidade virtual de baixo custo, feito de papelão e acoplado a um smartphone, que permitiria aos consumidores nas cidades “enxergar” os produtos oriundos do agronegócio presentes no dia a dia das pessoas.
“O objetivo era aproximar o público urbano do trabalho no campo. Então a nossa sugestão foi criar um óculos de realidade virtual para mostrar às pessoas na cidade a importância do agronegócio no nosso cotidiano”, explica Bruno. “Foi difícil, pois é um tema que a gente não dominava. Mas a ideia era fazer algo simples e que desse resultados práticos. Estamos muito felizes com o resultado”, continua Renata.
Os graduandos de Relações Públicas faturaram o prêmio principal no valor de dez mil reais, além do convite de viajar para a Alemanha e conhecer a sede da Bayer, empresa alemã farmacêutica e química, que patrocinou a 10ª edição do PUA. Organizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o Prêmio Universitário Aberje tem o objetivo de incentivar universitários de todo o Brasil a aplicarem os seus conhecimentos acadêmicos na resolução de problemas reais do mercado.