A pele negra mancha com mais facilidade, devido à maior quantidade de melanina presente na região cutânea. Além disso, essa proteína que dá cor à pele é do tipo eumelanina, que produz pigmentos amarronzados. Sendo assim, qualquer processo inflamatório ou irritação que houver no local, como foliculite ou alguma alergia na pele, pode promover o seu escurecimento.
Quem tem a pele negra se preocupa um pouco mais quando o assunto é depilação. Isso porque ela é mais sensível a manchas, pelos encravados e queimaduras. Por isso, para esse tipo de pele, a melhor opção é a depilação a laser, diz a esteticista Rebecca Lopes da Clinica Bem Bonita. Na depilação a laser é bom ter cuidado e usar equipamentos modernos, que aumentam a segurança do procedimento, reduzindo risco de queimadura do paciente de fototipo mais alto explica a dermatologista Andréa Sampaio da Clinica Dermasense.
Hidratar a pele após a depilação com cera ou lâmina de barbear, já que, assim, ela fica mais protegido contra agressões ambientais e a foliculite explica a esteticista Rebecca Lopes. A escolha de um sabonete esfoliante também contribui para o desaparecimento dos pelos encravados. Caso o problema persista, a depilação a laser pode resolver, definitivamente, o problema.
Tratamentos indicados visam a prevenção de manchas, já que a pele de fototipo alto tem maior tendência a manchas como melasma e hiperpigmentação residual ou pós inflamatória. Esqueça o mito de que a pele negra não precisa de proteção solar! Antes de qualquer produto de beleza, o filtro solar precisa ser indispensável para todos os tipos de pele, e para as negras, ele vai evitar as temidas manchas escuras de sol, que são bem mais fáceis de aparecer. Deve ser feita ainda higiene adequada visando o controle de oleosidade e a prevenção de rugas. O uso do protetor solar é indispensável para prevenir a formação das manchas diz a dermatologista Andréa Sampaio. A pele negra produz mais sebo e oleosidade, ela resseca facilmente, exibindo um aspecto esbranquiçado. Por isso, uma dica é fazer uma esfoliação potente no banho em áreas como pés, joelhos e cotovelos, que costumam ser bem ressecadas, a fim de retirar as células mortas e impurezas, diz a esteticista.