Rio Grande do SulSanta CatarinaVariedades

Natal nos Trilhos ilumina Rio Grande do Sul com Maria Fumaça

Única na América do Sul, a Maria Fumaça Mallet 204 chega a Santa Catarina e Rio Grande do Sul no próximo dia 25. Durante quatro semanas, milhares de pessoas poderão acompanhar o desfile da locomotiva construída em 1950. A ação faz parte do projeto Natal nos Trilhos da Rumo, que envolve a passagem de trens iluminados em quatro estados do país.

Uma das principais atração do turismo natalino de Curitiba (PR) em 2017, agora a histórica locomotiva irá passar por 27 cidades do sul do Brasil. Após 40 anos parada, a máquina foi restaurada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) para ser usada em eventos turísticos especiais. Assim, o itinerário começa em Rio Negro (PR), percorre cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e termina em Rio Negrinho (SC) – sede da ABPF, parceira da Rumo no projeto.

“A Maria Fumaça Iluminada foi uma maneira que as duas instituições encontraram de levar energia, beleza e o espírito de Natal a todas as comunidades. Este é um cuidado permanente da Rumo: pensar no futuro valorizando o passado, garantindo boas memórias e unindo gerações com a ferrovia”, afirma a idealizadora do projeto, Carmen Maron.

Natal nos Trilhos

O projeto Natal nos Trilhos surgiu em 2017, com a passagem das locomotivas iluminadas “arrematando” uma série de iniciativas de responsabilidade socioambiental da Companhia. Entre ações de voluntariado envolvendo colaboradores, reciclagem de materiais, visitas a instituições carentes e apresentações culturais, a passagem da Maria Fumaça levou luz e cor a milhares de pessoas.

“Durante todo o ano, desenvolvemos dezenas de atividades voltadas à comunidade parceira da ferrovia. É uma grande oportunidade poder encerrar nossas atividades com o sentimento de união e esperança que o Natal nos traz”, ressalta Carmen.

Segurança

Para que todos possam assistir à passagem da Maria Fumaça em segurança, a Rumo chama a atenção para alguns cuidados essenciais:

  • Pare, olhe e escute, respeitando a sinalização nas passagens em nível;
  • Mantenha distância segura da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem;
  • Escolha um local seguro para registrar suas imagens;
  • Nunca toque ou suba em locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados;
  • E lembre-se: o Natal é a celebração da vida. Se não for seguro, não faça!
Botão Voltar ao topo