CASANEWS

Telhado moderno em casa estilo enxaimel no RS

Quem vai ao bairro de Conventos, no município de Lajeado (RS), não pode deixar de se deparar com uma bonita casa em estilo enxaimel construída em 1860. Além da beleza, o imóvel é reconhecido por marcar o início da formação da cidade, hoje com cerca de 80 mil habitantes. A casa por si tem muita história para contar. Serviu de escola entre 1883 e 1916 graças aos esforços de seu proprietário, o professor público Adão Aloísio Rockenbach, e abrigou a primeira urna eleitoral de Lajeado. Mas o tempo é implacável mesmo com a mais valiosa relíquia. E com a centenária casa a história não foi diferente. Uma bela reforma foi realizada em 2017 para devolver ao imóvel todo seu charme do passado.

Um dos grandes desafios foi o telhado. Seguindo o modelo de construção importado da Alemanha pelos imigrantes, a cobertura era toda coberta por pequenas tábuas de madeira. Como emular algo tão antigo em pleno século 21? A solução encontrada foram as telhas Shingle, da Brasilit. “Logo percebemos que era o modelo de telhas que mais se assemelhava ao original”, explica o engenheiro Paulo Rockenbach, atual proprietário e bisneto de Adão Rockenbach. No total, foram utilizados cerca de 250 m² da telha modelo Higland Slate. “Esteticamente o resultado foi muito satisfatório. As telhas também possuem excelente estanqueidade”, diz Rockenbach.

A nova cobertura não foi o único toque de modernidade ao imóvel. Sobre o telhado, foram instaladas placas de captação de energia solar. Mais uma vez, é grande a satisfação do cliente com a compatibilidade dessas telhas ao sistema solar, assegurando a estanqueidade do telhado, mitigando o risco de qualquer problema com vazamentos. Marcadas pela durabilidade, as telhas Shingle prometem agora fazer parte de muitos anos de história do imóvel mais antigo do município.

Botão Voltar ao topo