Quem vai ao bairro de Conventos, no município de Lajeado (RS), não pode deixar de se deparar com uma bonita casa em estilo enxaimel construída em 1860. Além da beleza, o imóvel é reconhecido por marcar o início da formação da cidade, hoje com cerca de 80 mil habitantes. A casa por si tem muita história para contar. Serviu de escola entre 1883 e 1916 graças aos esforços de seu proprietário, o professor público Adão Aloísio Rockenbach, e abrigou a primeira urna eleitoral de Lajeado. Mas o tempo é implacável mesmo com a mais valiosa relíquia. E com a centenária casa a história não foi diferente. Uma bela reforma foi realizada em 2017 para devolver ao imóvel todo seu charme do passado.
Um dos grandes desafios foi o telhado. Seguindo o modelo de construção importado da Alemanha pelos imigrantes, a cobertura era toda coberta por pequenas tábuas de madeira. Como emular algo tão antigo em pleno século 21? A solução encontrada foram as telhas Shingle, da Brasilit. “Logo percebemos que era o modelo de telhas que mais se assemelhava ao original”, explica o engenheiro Paulo Rockenbach, atual proprietário e bisneto de Adão Rockenbach. No total, foram utilizados cerca de 250 m² da telha modelo Higland Slate. “Esteticamente o resultado foi muito satisfatório. As telhas também possuem excelente estanqueidade”, diz Rockenbach.
A nova cobertura não foi o único toque de modernidade ao imóvel. Sobre o telhado, foram instaladas placas de captação de energia solar. Mais uma vez, é grande a satisfação do cliente com a compatibilidade dessas telhas ao sistema solar, assegurando a estanqueidade do telhado, mitigando o risco de qualquer problema com vazamentos. Marcadas pela durabilidade, as telhas Shingle prometem agora fazer parte de muitos anos de história do imóvel mais antigo do município.