Rota Romântica encerra 2018 comemorando os resultados de um ano de muito trabalho
A Associação dos Municípios da Rota Romântica encerra 2018 comemorando os resultados de um ano de muito trabalho. Ao lado de prefeitos, secretários de turismo, demais associados e parceiros, a entidade apresentou os resultados do projeto de cicloturismo, o novo site em quatro idiomas, a parceria com a Sicredi Pioneira RS e a prestação de contas do ano.
O maior projeto da entidade, o circuito de cicloturismo, teve o seu trajeto apresentado. A empresa Nomas, especializada em projetos turísticos rurais, culturais e de aventura, foi a responsável pelas reuniões nos municípios, pela definição do trajeto e a elaboração do guia de navegação. Organizado para contemplar pontos turísticos culturais e naturais de todas as cidades, o roteiro de 355 km foi pensado para ser realizado em sete ou nove dias. Baseado nas normas de ABNT, com detalhamento técnico direcionado para ciclistas, o guia de navegação traz meios de hospedagem, alimentação e suporte técnico. Com um trajeto que perpassa 90% pelo meio rural, iniciando e encerrando na sede da Rota Romântica, esta é a primeira fase para implantação do roteiro que contou com o patrocínio exclusivo da Sicredi Pioneira RS. Após a fase de sinalização do trajeto, prevista para 2019, o circuito será lançado e divulgado com o objetivo de ser um dos melhores e mais completos circuitos de cicloturismo do Brasil.
Na noite, a entidade assinou um convênio com a Sicredi Pioneira RS que visa incentivar e promover iniciativas turísticas na região. O Diretor Executivo, Solon Stapassola Stahl, falou aos presentes sobre a importância da parceria e de como o turismo é estratégico para a Instituição Financeira Cooperativa. O produto “Juntos pelo turismo”, uma linha de crédito especial desenvolvida para empresas da região, possui o prazo de até 100 meses com carência de até 12 meses.
Para incrementar a divulgação turística do roteiro, a entidade apresentou, em primeira mão, o novo site em quatro idiomas (português, espanhol, inglês e alemão) totalmente responsivo, com layout moderno e integrado às redes sociais. Com destaque para os eventos da região e de cada município, este será um dos principais canais de divulgação do turismo da região que recebe cerca de três milhões de turistas anualmente.
Para Cláudio José Weber, presidente da Rota Romântica, foi um ano excelente. “Tivemos projetos audaciosos, estabelecemos parcerias com entidades, apresentamos o case da entidade no Brasil e na Argentina”, disse ele ao reforçar que a parceria com a Sicredi Pioneira RS foi fundamental para que pudesse ser apresentada a primeira etapa do maior projeto da Rota Romântica.