A moda já aderiu ao estilo western em 2018, trazendo-o em combinações pra lá de estilosas, e já conquistou o coração das mulheres urbanas, que gostam de brincar com o visual fashion mais ousado, que mistura elementos de alfaiataria e itens urbanos e modernos com peças originais do country literal.
Agora, o mercado country, que movimenta R$ 6 bilhões por ano, quer ir além e apresenta o estilo Western Chic para a moda calçadista outono-inverno durante a COUROMODA 2019, feira de calçados e artigos de couro mais importante da América Latina, realizada até hoje (17) no Expo Center Norte, em São Paulo.
As botas femininas ganham traços mais sofisticados, com os já tradicionais bicos finos e agora também com bicos arredondados, comuns nos sapatos masculinos, para proporcionar máximo conforto ao calçar. A feminilidade é exaltada por meio de uma vasta oferta de modelos com cores fortes, bordados ultra trabalhados, couros exóticos de jacaré, python, avestruz e pirarucu, glitter, uso de tachas, muito dourado e a badalada estampa animal print, aplicada ao couro.
Para Flavio Ferrari, diretor da Goyazes, de Goiás, a tendência da bota country vem se firmando no Brasil ao longo dos anos, e o trabalho de moda caminha junto com o crescimento da demanda por esse estilo e tipo de calçado. “Com isso, apostamos em acabamentos mais sofisticados como o uso do laser bem colocado, bordados diferenciados, cores fortes, couros exóticos com manejo regulamentado pelo Ibama, aplicações de tachas e o brilho. O detalhe faz a diferença”. A empresa tem expectativa de crescer 20% o faturamento em 2019 e aumentar a participação das mulheres em 10% – hoje 40% as vendas da marca é direcionada ao público feminino.
A marca Mr. West, de São José do Rio Preto, tem expectativa de atrair as mulheres mais urbanas para o estilo. “Aumentou a demanda, devido a modelagem que utilizamos ser mais confortável e permitir que a mulher use o calçado o dia todo, em diversos compromissos ao longo do seu dia a dia. Como o estilo country, muito estimulado também pela música, chegou com tudo nos centros urbanos brasileiros, é inevitável que a moda abrace essa tendência e a transforme em algo mais casual e sofisticado”, avalia Luiz Machado, proprietário da marca.