CASANEWS

Dicas para organizar a casa durante as férias

Férias escolares e crianças em casa costuma ser sinônimo de bagunça e desorganização, mas isso é algo que pode ser resolvido de forma leve e divertida, inclusive envolvendo toda a família. “Pode parecer difícil deixar a casa arrumada durante as férias, mas basta saber organizar e utilizar produtos certos que a limpeza doméstica se tornará simples, rápida e prática. Afinal, este é o momento para aproveitar o tempo livre com as crianças”, afirma a influencer Iborema Almeida, parceira da empresa Bettanin.

Iborema explica que criar um cronograma para a semana é o ideal para conseguir conciliar as tarefas domésticas com os momentos em família. “Outra dica é sugerir às crianças que participem de alguma forma da organização da casa tornando esse momento divertido para elas e dando a oportunidade da família passar mais tempo junto. Além disso, essa participação servirá também para que elas entendam a importância de deixar a casa limpa e organizada”. Confira a sugestão de programação abaixo:

Segunda-feira – Quartos:

Segunda-feira é o melhor dia da semana para dar uma geral nos quartos e organizar toda a bagunça do final de semana. “Enquanto os pais passam pano nos móveis, as crianças podem ajudar guardando seus brinquedos, roupas e acessórios nos lugares”. Ela sugere a utilização dos Wipes – panos umedecidos prontos para uso – para a limpeza dos móveis e dos Mops para a limpeza do chão. “Além de servirem em todos os ambientes, eles fazem o papel da vassoura, rodo e pano de chão, tudo com um único produto, tornando a limpeza mais rápida e prática e proporcionando mais tempo para os pais descansarem e curtirem os filhos”, explica.

Terça-feira – Sala:

Normalmente, a sala costuma ser um dos cômodos mais utilizados, por isso acaba demandando uma organização diária, ainda que superficial. No entanto, uma vez por semana, é importante dedicar um dia para o ambiente. “A dica é sempre manter todos os brinquedos em caixas organizadoras para não ficarem espalhados pela casa”, comenta Iborema. Os pais também podem pedir ajuda para os filhos organizarem as almofadas, por exemplo, enquanto eles passam o Mop no chão e pano nas estantes, móveis e mesinhas de centro. “Para tirar o pó, os panos de microfibra são ótimas indicações, pois contam com uma capacidade especial de limpeza que, além de realçar o brilho nas superfícies, garantem que a sujeira seja completamente absorvida.”

Para manter a organização, ela chama atenção para importância de não comer no sofá, para que não acumule farelo pelos estofados e outras sujeiras. “Qualquer refeição, mesmo um lanchinho rápido, deve ser feito sempre na cozinha”.

Quarta-feira – Cozinha:

Para a organização da cozinha, as crianças podem ajudar mantendo o armário e geladeira em ordem. Iborema conta que também pede a ajuda dos filhos para lavagem dos itens que não são frágeis. “Se as crianças forem maiores, vale a pena pedir que lavem utensílios de plástico e que não possam quebrar, como as colheres, garfos e potes. Além de auxiliar na limpeza das louças, eles irão adorar mexer com água!”. Como a cozinha tende a ser mais gordurosa, para a limpeza do chão, Iborema indica a utilização de Mops específicos para Limpeza Pesada, como os modelos Twister que possuem balde com rotação para lavagem e secagem rápida.

Quinta-feira – Banheiros:

O banheiro é um cômodo que exige maior esforço, mas isso não significa que as crianças não possam auxiliar em determinadas tarefas. “Elas podem tirar o lixo e colocar os tapetes e toalhas para lavar, por exemplo. Além de ajudar a limpar as superfícies do ambiente utilizando os Wipes. Estes paninhos são novos no mercado e são super práticos. Eles já veem umedecidos, então basta passar e pronto!”. Existem também modelos de Mops que contam com os Wipes – secos ou úmidos – para realizar a limpeza do chão, indicados principamente para limpezas rápidas e emergenciais.

Sexta-feira – Área externas:

Separe a sexta-feira para dar uma atenção especial às áreas externas, como o quintal, jardim ou varanda. “Junto com seus filhos, recolham o lixo que possa estar nessas dependências e organizem os itens que estiverem fora do lugar. Depois aproveite o espaço para brincar com eles e curtir o final da semana.”

Final de semana – Hora de relaxar!

Sábado e domingo são dias de descanso, portanto nada melhor do que separar o final de semana para relaxar e curtir com a família.

Botão Voltar ao topo