De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país cresceu 6,8% no ano de 2018, superando a alta de 1,1% registrada no ano de 2017. Com este resultado, o movimento dos consumidores nas lojas praticamente retornou ao nível pré-crise (está apenas 0,5% abaixo do patamar de 2014).
Segundo os economistas da Serasa Experian, a queda da inflação, a expansão moderada do crédito e uma melhora gradual do desemprego durante o segundo semestre, contribuíram positivamente para a atividade varejista em 2018. Vale notar que os segmentos mais ligados ao crédito exibiram melhores resultados em 2018 do que aqueles que estão mais diretamente ligados apenas à renda.
No acumulado do ano de 2018, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática cresceu 10,3% e o segmento de veículos, motos e peças cresceu 7,8%. Todos os demais segmentos varejistas registraram quedas: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,5%); combustíveis e lubrificantes (-0,7%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,9%); material de construção (-4,1%).