CASANEWS

Dicas de como preservar sua bacia sanitária

A bacia sanitária é um dos elementos de casa que mais utilizamos ao longo do dia e, por isso mesmo, é fundamental sempre limpá-la e desinfetá-la. Além de manter o ambiente higiênico e cheiroso, a manutenção regular ajuda também a preservar a louça, evitando manchas e rachaduras.

Embora esse processo pareça fácil e seja constante, é comum que as pessoas utilizem produtos e materiais inadequados, danificando permanentemente a bacia e deixando a louça com aspecto desgastado. Pensando nisso, a Deca preparou uma lista de dicas super práticas para incorporar ao dia a dia, exigindo pouco do seu tempo e tornando a atividade mais eficiente.

1 – A escolha dos produtos

Antes de começar a faxina, é importante ter em mãos produtos adequados e de qualidade. Para limpezas mais completas, que podem ser feitas uma vez na semana, mantenha sempre em casa água sanitária à base de cloro ou desinfetantes que contenham alvejante.

Além do cheirinho refrescante, esses itens ajudam a manter a louça limpa e livre de placas bacterianas por um maior período de tempo. Assim, a manutenção diária pode ser feita de maneira mais simples e rápida, deixando a limpeza mais pesada para os finais de semana.

2 – Utilize de soluções caseiras

Os ácidos naturais, como os do limão e do vinagre, ajudam a decompor e eliminar minerais e germes que normalmente proliferam nos vasos sanitários. Usar combinações caseiras de vinagre com limão ou vinagre com bicarbonato de sódio, além de ser ecologicamente positivo, é uma solução barata e que deixa aquele frescor agradável no ambiente.

Para máxima eficiência, deixe as misturas agirem por 15 minutos dentro da bacia sanitária. Após esse período, esfregue a louça e, com o uso da descarga ou de um balde com água, faça o enxágue. Lembre-se sempre de utilizar luvas ou máscaras para evitar irritações na pele ou olhos.

3 – Atenção aos detalhes

A atenção aos detalhes é muito importante quando falamos de um ambiente que, quando não é bem higienizado, pode se tornar um reduto de bactérias prejudiciais à saúde. Por isso, seja nas limpezas diárias ou semanais, a verificação das áreas internas da bacia faz toda a diferença.

Sempre após a utilização do banheiro, passe uma esponja ou escova de base macia para eliminar os pequenos depósitos que podem se formar na cerâmica, especialmente próximo às bordas. Manter uma escova em desinfetante com alvejante no banheiro ajudará nessa tarefa, que não deverá levar mais que alguns segundos.

4 – O que não se deve fazer

As dicas do que fazer para manter seu banheiro impecável a Deca já mostrou. Agora, é de extrema importância também ficar atento ao que não fazer, a fim de evitar danos à louça e à estrutura da sua bacia.

Primeiramente, quando se tem uma bacia de cerâmica clara, é importante não deixarmos produtos com resíduos coloridos muito tempo em contato, assim, evitamos manchas que podem se tornar difíceis de eliminar.

Além disso, jamais utilize esponjas de aço ou escovas com cerdas duras ou metálicas. Esses materiais podem arranhar e criar fissuras indesejadas, trazendo problemas ainda maiores no futuro. Por fim, mas não menos relevante, evite também o descarte inapropriado de materiais. A descarga de maquiagem, óleos, pilhas, sacolas plásticas ou absorventes íntimos pode entupir ou danificar a bacia, além de prejudicar o meio ambiente de maneira imensurável.

Botão Voltar ao topo