CASANEWS

As cores do ano na decoração

Todo ano, depois de aprofundados estudos de comportamento da sociedade e insights globais, marcas renomadas e especialistas em cores lançam novos tons como tendência para a temporada. Dessa maneira, norteiam lojas, arquitetos e consumidores sobre o que é importante e deve-se buscar para o lar. A arquiteta Cristiane Schiavoni, do Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores, conta um pouco mais sobre quatro cores escolhidas como tons de 2019 e como utilizá-las na decoração.

Coral Living

Conhecida mundialmente pelo seu sistema de cores, a Pantone lançou o guia PANTONEVIEW home + interiors 2019, um estudo que inclui 72 cores para o próximo ano divididas em oito temas. A principal cor mencionada pelo estudo é a Coral Living, nomeada como cor do ano. “O Coral é uma evolução das cores dos anos anteriores. Se antes os tons buscavam aconchego e interiorização, a nuance escolhida é um contraponto que transmite alegria e reenergiza. Vejo o Coral também como uma inspiração vinda dos anos 50 e 60, que remete ao sentimento retrô, e faz um ataque à era digital que tira o sossego do dia a dia”, conta Cristiane Schiavoni.

Creme Brulée

Para o ano de 2019, o Colour Futures, estudo de tendências de cores da Coral, apresentou o Creme Bruleé. “Vejo que, mesmo sendo uma cor que engloba a paleta neutra, o tom remete ao aconchego que está em voga há algum tempo. Acredito que as pessoas estão em busca do acolhimento e interiorização, principalmente para dentro de casa”, defende a arquiteta.

Neutro e aconchegante: Creme Bruleé é a cor da coral | Foto: Carlos Piratininga

Caverna

O tom apresentado pela Sherwin Willians no Colormix 2019, estudo de cores da marca, remete aos ancestrais, conectando o lar com um espírito livre e aventureiro. “Acredito que a ideia da marca foi trazer um tom que lembrasse o começo da humanidade, quando se usava cavernas e lugares fechados como lar. Por ser um tom quente, transmite acolhimento, porém com sofisticação.”

Quentão

O nome sugestivo que retrata o amarelo terroso, é o tom proposto pela Suvinil para 2019. “Próximo ao amarelo mostarda, muito utilizado nos anos 1970, o quentão é uma inspiração retrô e acredito que traz a tona memórias afetivas. Por ser uma nuance quente, também é responsável por trazer uma atmosfera mais acolhedora aos ambientes”, finaliza.

 

Botão Voltar ao topo