Porto AlegreRio Grande do SulVariedades

Empresários se unem para levar cultura ao Caminho dos Jacarandás

A produtora cultural Cida Pimentel volta à cena apresentando artistas de vários estilos musicais

Com o objetivo de reaproximar os porto-alegrenses da Praça da Alfândega, os cinco empresários do Caminho dos Jacarandás lançam no dia 6 de fevereiro um projeto envolvendo música e economia criativa. Com a curadoria da badalada produtora cultural Cida Pimentel, num primeiro momento, os eventos vão ocorrer nos finais de tarde de quarta-feira.

A publicitária Natália Guasso, idealizadora do Brick de Desapegos, será parceira do projeto com sua tradicional feira, a partir das 16h, seguido de um happy hour musical. O lançamento será com os músicos Marcio Petracco (ex-TNT) e Rica Sabadini, integrantes do Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense. O couvert custa R$ 5,00 e pode ser pago em qualquer um dos estabelecimentos do Jacarandás: Novilho Hamburgueria, Café da Praça, Boteco Cenoura, Flor de Eva e Tábua. O Jacarandás conta com segurança e apoio da Guarda Municipal e da Brigada Militar.

Segundo Luciano Castro, proprietário do Café da Praça, o objetivo é estender as atividades culturais na Praça da Alfândega ao longo do ano, e não somente em eventos como a Feira do Livro. “A Praça está cercada de espaços culturais, como o Margs, o Memorial do Rio Grande do Sul e o Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo. Queremos que o público também usufrua do Caminho dos Jacarandás, a exemplo do que acorria nos anos 1950, quando aqui era o ponto de encontro da cidade”, diz Luciano.

Nos anos dourados da Praça da Alfândega, os cinemas da redondeza aglutinavam multidões nas noites e especialmente nos finais de semana. E tinha a Confeitaria Matheus, que depois se mudou para a avenida Borges de Medeiros. O espaço mais chique e badalado da cidade naquela época o Clube do Comércio, onde os bailes de debutantes eram o acontecimento. A Praça também era ponto de encontro de jornalistas, que saíam das redações do Folha da Manhã e Folha da Tarde e viravam a madrugada conversando.

Cida destaca o novo momento da Alfândega: “Não se trata de revitalização, mas do nascimento de um polo cultural no coração de Porto Alegre que as pessoas precisam se apropriar. Rua ocupada, é rua segura”.

Serviço:
Lançamento do projeto Art Jacarandás | Brick de Desapegos e show de Marcio Petracco e Rica Sabadini
Quando: 6 de fevereiro | Quarta-feira
Horário: Brick de Desapegos a partir das 16h | Show às 18h30
Local: Caminho dos Jacarandás (Praça da Alfândega)
Couvert: R$ 5,00

 

Botão Voltar ao topo