Rio Grande do SulVariedades

Cinema de Portugal, China e Palestina no Capitólio

A Cinemateca Capitólio Petrobras (rua Demétrio Ribeiro,1085) apresenta, a partir desta quinta-feira, 7, três novos filmes na programação: o chinês Um Elefante Sentado Quieto, de Hu Bo; o palestino Wajib – Um Convite de Casamento, de Annemarie Jacir, e o português Raiva, de Sérgio Tréfaut. O diretor português participa de um debate no dia 12 de março, às 20h, no Capitólio.

Programação inclui o filme chinês Um Elefante Sentado Quieto, de Hu Bo – Foto: Copyright Les Bookmakers / Capricci Films

De 7 a 13 de março, uma edição especial do projeto Curta na Cinemateca incluirá os três melhores curtas gaúchos de 2018, escolhidos pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Os filmes Princesa Morta do Jacuí, de Marcela Bordin, Um Corpo Feminino, de Thaís Fernandes, e Catadora de Gente, de Mirela Kruel, serão exibidos diariamente antes do longa palestino Wajib – Um Convite de Casamento.

Já na segunda-feira, 11 de março, às 19h30, a Cinemateca apresenta a reprise da sessão comentada de Rasga Coração, novo filme de Jorge Furtado. O diretor e integrantes da equipe participam de uma conversa com o público após a sessão.

O valor do ingresso é R$ 16, com meia-entrada para estudantes e idosos.

Sinopses

Um Elefante Sentado Quieto (Da xiang xi di er zuo)
230 min, 2018, China, DCP
Direção: Hu Bo
Distribuição: Zeta Filmes

Sob o sombrio céu de uma pequena cidade no Norte da China, as vidas de diferentes protagonistas estão interligadas. Para proteger um amigo, o jovem Wei Bu empurra o valentão da escola escada abaixo e foge do local após o garoto ser hospitalizado com risco de vida. Wang Jin, um vizinho de 60 anos, vive em conflito com seu filho e nora que querem colocá-lo em um asilo fétido e decide se juntar a Wei. Além disso, Huang Ling, a melhor amiga e colega de classe de Wei Bu, está atormentada por manter um caso com o vice-diretor da escola. Desesperados, os três decidem fugir juntos, enquanto, do outro lado da cidade, o irmão mafioso do valentão ferido, as autoridades da escola e os pais promovem uma caçada implacável a Wei. O filme é baseado na história favorita de Hu Bo, a qual faz parte de seu próprio romance intitulado Huge Crack.

Raiva
84 min, 2018/Portugal/Brasil/França, DCP
Direção: Sergio Tréfaut
Distribuição: Pandora Filmes

Portugal, 1950. Nos campos desolados do Baixo Alentejo, maltratados pelo vento, pela miséria e a fome, a violência explode: dois assassinatos numa noite. Qual a origem desses crimes? Baseado no romance Seara de Vento de Manuel da Fonseca, Raiva conta a história de uma família de camponeses, que luta pelo trabalho e pela dignidade durante a ditadura portuguesa.

Wajib – Um Convite de Casamento
96 min, 2017/ Palestina, DCP
Direção: Annemarie Jacir

Depois de anos vivendo na Itália, Shadi retorna à Nazaré com uma missão: entregar convites para o casamento de sua irmã individualmente para cada convidado, de acordo com o costume palestino local. Para isso, terá que realizar a atividade ao lado de seu pai, Abu Shadi.

Catadora de Gente
2018, 18’, DCP
Direção: Mirela Kruel

Um retrato de Maria Tugira Cardoso, que há 30 anos dedica sua vida à catação de lixo, em Uruguaiana, no interior do Rio Grande do Sul. Com sua fala lúcida a respeito da vida e de suas complexidades, Tugira narra sua história e propõe ao espectador uma reflexão profunda sobre as desigualdades sociais do Brasil.

Um Corpo Feminino
2018, 20’, DCP
Direção: Thais Fernandes

Quando nomeamos uma coisa, ela perde ou ganha sentido? Um corpo feminino propõe um jogo aparentemente simples – pergunta para mulheres de diversas gerações a definição de algo que em teoria as unifica. Parte de um projeto transmídia, o filme é a porta de entrada para uma narrativa que possui muitos pontos de vista e nenhuma resposta certa.

Princesa Morta do Jacuí
2018, 17’, DCP
Direção: Marcela Bordin

O arqueólogo Margot Moreira retorna ao lugar onde nasceu, a zona de exclusão chamada Depressão Central. Lá, o sol nunca para de brilhar.

Grade de horários – 6 a 13 de março

6 de março (quarta)

14h – Conto de Verão
16h – Homem Livre
18h – A Lei do Desejo
20h – Faça a Coisa Certa

7 de março (quinta)

14h – Um Elefante Sentado Quieto
18h – Raiva
20h – Um Corpo Feminino + Wajib – Um Convite de Casamento

8 de março (sexta)

14h – Um Elefante Sentado Quieto
18h – Raiva
20h – Princesa Morta do Jacuí + Wajib – Um Convite de Casamento

9 de março (sábado)

14h – Um Elefante Sentado Quieto
18h – Raiva
20h – Catadora de Gente + Wajib – Um Convite de Casamento

10 de março (domingo)

14h – Um Elefante Sentado Quieto
18h – Raiva
20h – Um Corpo Feminino + Wajib – Um Convite de Casamento

12 de março (terça)

14h – Um Elefante Sentado Quieto
18h – Princesa Morta do Jacuí + Wajib – Um Convite de Casamento
20h – Raiva + debate

13 de março (quarta)

14h – Um Elefante Sentado Quieto
18h – Raiva
20h – Catadora de Gente + Wajib – Um Convite de Casamento

Botão Voltar ao topo