Brasil apresenta suas startups no SXSW
Onze startups que integram a delegação da brasileira levada ao SXSW pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) apresentaram seus pitches para o público do Trade Show – feira de negócios do festival, nesta segunda-feira (11). Os empreendedores receberam mentoria prévia da Agência para desenvolver seus pitches, de modo a torna-los atrativos para o público do festival. Subiram ao palco da International Innovation Platform do SXSW as startups SlicingDice, Fotop, Peer2beer, Playstories, Classapp, Dealer.net, Holobox, Fableware, Joco, AIS Digital e Shawee.
A AIS Digital, por exemplo, mostrou como ajudou um banco global a lançar novos produtos por meio de um programa de “startups speed”, que reduziu o tempo de lançamento para menos de 12 semanas, um recorde para o setor. O dia também foi movimentado na Casa Brasil. Pela manhã, o painel Transforming Cities Trough Design trouxe ao palco como moderadora Lígia Zotina Mazurkewicz, fundadora do projeto Voicers, e como palestrantes Stella Hiroki, da Smart City Talks; Cesar Paz, da POA Inquieta; e Lucas Foster, do Project Hub.
Stella apresentou as pesquisas que ela vem conduzindo nos temas de reciclagem e mobilidade em várias cidades do Brasil. César Paz falou sobre o movimento POA Inquieta, que em um ano mobilizou mais de 2 mil pessoas em conversas em grupos de Whatsapp e em encontros presenciais, todas em busca de soluções para os problemas da cidade. Já Lucas Foster apresentou o seu projeto do World Creativity Day, um dia para realização de eventos de criatividade de forma simultânea, em dezenas de cidades.
Na parte da tarde, a Casa Brasil recebeu Ícaro de Abreu, inventor brasileiro e Head of Innovation na IBM Latin America. No talk Invention Journey, Ícaro contou a história de dois projetos que desenvolveu para a Ford, o tapete de acessibilidade e o SafeCap. O primeiro é um tapete adaptado para servir como rampa para pessoas em cadeiras de roda. O segundo é um boné com sensores que mapeiam os movimentos do motorista que está prestes a cair no sono e emite sinais de alerta, como vibrações e toques.
Ao trabalhar nesses dois projetos e conversando com outros inventores, Ícaro percebeu que o sucesso das iniciativas foi possível porque havia por trás um processo com algumas etapas bem definidas, essenciais para tirar a ideia do papel e torna-la um produto viável. Ele criou então o modelo Invention Journey, que se baseia em seis etapas: conceito, estimativas, protótipo, ativos, pré-lançamento e produção. “As invenções são feitas de uma série de momentos que precisam de criatividade e a resposta está sempre no processo.