CASANEWS

Estilo industrial: praticidade e modernidade

Por mais prazeroso que possa ser, escolher os itens que irão compor a decoração do seu lar pode ser uma tarefa difícil. Eleger as opções certas e combiná-las de forma harmônica, seja para um único cômodo ou a casa toda, requer um certo planejamento.
De acordo o arquiteto da Etna, Edson Souza, para evitar conflitos que podem acabar resultando em mudanças e reformas desnecessárias, uma boa alternativa é eleger um estilo de decoração. Segundo Edson, para saber qual deles tem mais a ver com você, a primeira coisa a ser levada em conta é o gosto pessoal. “Para ser confortável e aconchegante sua casa precisa ter a ver com sua personalidade”, pontua o arquiteto.
Um dos que mais se destaca é o industrial. Moderno e bastante versátil, ele se adapta perfeitamente a qualquer tipo e tamanho de casa e apartamento e pode ser utilizado em todos os cômodos. Para mostrar um pouco mais deste estilo que nunca sai de moda, Edson Souza decidiu revelar algumas curiosidades:

Praticidade e originalidade
Foi a necessidade de adaptar galpões, estúdios, lojas e garagens para que pudessem ser utilizados como moradias que fez com que o estilo industrial surgisse em Nova York, durante os anos de 1950. “De lá pra cá, ele foi sendo aprimorado e embora, mantivesse a simplicidade como base, ganhou novas versões que deram a ele ares de sofisticação”, conta Edson.

O segredo para deixar cada ambiente com a sua cara
Os elementos de antigas fábricas são sem dúvida alguma os grandes protagonistas dos ambientes que seguem este estilo. “Para conseguir uma composição mais moderna e diferenciada, combine-os a diferentes cores e texturas. Isso ajudará a conferir personalidade ao ambiente”, sugere o arquiteto.

Como aderir ao estilo industrial
A característica que melhor define este estilo é a praticidade. Por isso, independentemente de suas escolhas, ela não pode ser deixada de lado. “Acertar na decoração não é difícil, basta dar preferência a elementos rústicos e com aparência desgastada. Use e abuse de materiais como cimento, couro, madeira, tijolo e metal. Outra boa dica é optar por acabamentos aparentes e cores sóbrias, eles ajudam a criar a atmosfera desejada”, conclui o especialista.

Botão Voltar ao topo